A Bruxa não Vai para a Fogueira Neste Livro - Amanda Lovelace

Segundo livro da série As Mulheres Têm uma Espécie de Magia, A Bruxa não Vai para a Fogueira Neste Livro resgata o misticismo relacionado às bruxas a fim de debater sobre a condição das mulheres no século XXI, que nada mais são do que descendentes/sobreviventes das nossas ancestrais que foram queimadas nas fogueiras da Inquisição.

Título Original: The Witch Doesn't Burn in This One
Autora: Amanda Lovelace
Tradução: Izabel Aleixo
Gênero: Poesia
Editora: LeYa
Páginas: 208 p.
Ano de Publicação: 2018

Para a maioria das pessoas, a palavra "bruxa" está sempre associada a algo negativo, podendo ser usada também como xingamento. No entanto, de acordo com Amanda, bruxas são mulheres capazes de incendiar o mundo ao seu redor. Sendo assim, Lovelace resgata a imagem ancestral da bruxa, uma mulher naturalmente poderosa e independente, e a transforma numa figura feminina indestrutível.


Repetindo a premissa do livro anterior, a autora tenta combinar lirismo e delicadeza ao abordar temas como relacionamentos abusivos, crescimento pessoal e autoestima, sendo dividido em quatro partes: I. o julgamento; II. a queima; III. a tempestade de fogo e; IV. as cinzas. Portanto, seus versos buscam incentivar a união das mulheres contra as mais variadas formas de violência e opressão, deixando claro que nenhuma de nós está sozinha e que juntas somos mais fortes. 
me conte
uma coisa
aqui entre nós:
você nunca
desejou
poder
dançar
em cima das cinzas
de todos aqueles que
sempre duvidaram
do seu valor
& debocharam
das suas palavras?
(shhh,
tudo bem,
não conto para ninguém.)
O tom de confidência e de cumplicidade faz com que as leitoras e os leitores possam se identificar com os seus versos. Além disso, seus poemas contam histórias de resiliência, em que é perceptível uma raiva, uma indignação por todas as coisas que passamos na vida. A Bruxa não Vai para a Fogueira Neste Livro convoca, digamos assim, todas as mulheres a se rebelarem contra as opressões que sofrem, fazendo com que a nossa bruxa interior não vá para a fogueira, porque nós conseguimos libertá-la das chamas, assustando aqueles que não querem que nós descubramos o poder que temos e o que podemos fazer com ele. Super recomendo.

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

Comentários