A Princesa Salva a Si Mesma Nesse Livro - Amanda Lovelace

A Princesa Salva a Si Mesma Nesse Livro é o primeiro livro da série As Mulheres Têm uma Espécie de Magia, da Amanda Lovelace. Apesar do título, não vamos encontrar nenhum conto de fadas aqui, mas a autora usa o universo mágico das princesas para escrever versos que falem sobre empoderamento, feminismo e autodescoberta.

Título Original: The Princess Saves Herself in This One
Autora: Amanda Lovelace
Tradução: Izabel Aleixo
Gênero: Poesia
Editora: LeYa
Páginas: 208 p.
Ano de Publicação: 2017

Usando uma linguagem direta e abordando temáticas contemporâneas, o livro se divide em quatro partes (I. a princesa; II. a donzela; III. a rainha e IV. você), em que Amanda combina o imaginário dos contos de fada com a realidade das mulheres no século XXI, de modo a trazer versos carregados de delicadeza, emoção e empoderamento, já que o livro fala de amor, de perdas, de sofrimento e de redenção.


Não é difícil se identificar com os versos de Amanda, já que ela traz em seus poemas situações que muitas de nós já passaram, como gordofobia, solidão, depressão, ansiedade, desilusões, amor, tristeza etc. Seus poemas constroem uma narrativa de tom íntimo e cotidiano, que acolhe o leitor, tornando-o seu cúmplice e confidente. Como a própria autora alerta, "a história/de cada um de nós/conta/várias e muitas/histórias,/diferentes e iguais/a tantas e tantas/outras./uma história que não é nossa/pode nos contar também/sobre quem somos".
aonde
todas as 
memórias vão,
aquelas que escondemos
à chave
& tranca
mas estão
a nos moldar
do mesmo jeito?
Eu sou extremamente suspeita para falar o quanto esse livro é maravilhoso. Conheci os poemas da Amanda através de A Princesa Salva a Si Mesma Nesse Livro e confesso que, desde então, não parei mais de ler seus livros. Alguns poemas podem ser um soco na boca do estômago, justamente por serem tão reais e tão comuns. Como uma mulher acima do peso, ler os poemas de Amanda me fizeram um pouco menos complexada com meu corpo e com meus relacionamentos. Super recomendo.

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐


Comentários