Kagen no Tsuki (1998)

Eu sou muito suspeita para falar, porque sou fã incondicional das histórias da Yazawa Ai. Desde que vi o anime de Nana e comecei a ler o mangá, meu amor pela maneira dela contar histórias só cresceu. E isso não seria diferente ao ler esse shoujo super curtinho... Eu fiquei pensando no quanto a Yazawa é incrível e o quanto suas histórias têm milhões de reviravoltas surpreendentes. Nada nunca está realmente solucionado, prepare-se para conhecer um dos mangás mais incríveis da sua vida! - risos.

Título Original: 下弦の月 (Kagen no Tsuki)
Roteiro/ Arte: Yazawa Ai
Gênero: Drama, Mistério, Psicológico, Romance, Shoujo, Sobrenatural, Tragédia
Mangá: 3 volumes (1998)
Live Action: J-Movie (2004)

Mochizuki Mizuki está cansada da sua vida. Seu pai casou-se novamente e trouxe uma mulher "estranha" para casa, além disso, ela descobre que seu namorado, Tomoki Anzai, a traiu com sua melhor amiga. Sentindo-se triste e abandonada, Mizuki conhece Adam Lang, mas um grave acidente acaba acontecendo e seu sonho de viver feliz com Adam se entrelaça com a vida da jovem, Shiraishi Hotaru.


Mizuki tem uma vida ruim, digamos assim. Tudo ia bem, até seu pai trair sua mãe. O que faz com que ela cometa suicídio. Depois de viúvo, seu pai se casa novamente com uma mulher com a qual já tinha uma filha, Yui, e para completar tudo isso, seu namorado, agora ex, Tomoki, a trai com a sua melhor amiga. Entretanto, Mizuki é uma pessoa que não consegue chorar diante de tantas coisas ruins que aconteceram ao mesmo tempo em sua vida e ela acaba guardando e acumulando tudo isso. Uma pessoa que guarda tanta coisa ruim precisa de uma válvula de escape. E quem surge para ser essa válvula de escape na vida dela? Adam. Um cara que ela conheceu durante duas semanas e que se tornou o grande amor da sua vida.


Kagen no Tsuki pode ser uma história bastante tensa, já que fala de um amor obsessivo que ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço, ou seja, vai além de outras vidas. Mizuki se apaixona por um cara extremamente bonito, misterioso e super idealizado, o tipo de personagem masculino que a Yazawa ama criar. Sendo assim, Adam é o cara que pode ser a salvação ou a perdição de qualquer um. E ele não surge na vida de Mizuki por coincidência. Adam ainda é apaixonado pela sua ex-namorada japonesa, falecida há anos, Kamijo Sayaka, e por vê-la em Mizuki, ele a escolheu para ser sua. Tudo isso é apresentado no prólogo da história, porque logo em seguida somos apresentados à Hotaru, uma jovem garota pré-adolescente que sofreu um acidente de carro no mesmo dia e na mesma hora em que Mizuki também sofreu um acidente. Esse acontecimento faz com que elas desenvolvam uma forte ligação. Não só isso, Hotaru acaba sendo o único elo de Mizuki com o mundo real.


Quando Yazawa publicou esse mangá, vale lembrar que ela ainda não tinha publicado nenhum de seus maiores sucessos, como Paradise Kiss e Nana. Apesar disso, já conseguimos perceber em Kagen no Tsuki uma Yazawa madura e consciente de cada ponto de sua narrativa. Há diversas reviravoltas ao longo dos três volumes dessa história. Mais ainda, somos apresentados a uma história de amor doentio no qual Mizuki só deseja encontrar Adam, o que faz com que seu espírito fique preso na mansão em que ela viveu os melhores dias de sua vida com ele. Mas uma coisa é você se deixar levar pelas circunstâncias e outra bem diferente é encontrar o amor da sua vida. Quando Adam nos é pintado como o homem ideal perfeito, já vamos percebendo que toda essa perfeição é falha e inexistente. Enquanto o espírito de Mizuki perambula no limbo sempre ansiando por Adam, Hotaru e seus amigos, Kayama Sae, Miura Masaki e Sugisaki Tetsu, fazem o possível para ajudá-la, observando a idade deles e o que pudesse estar ao seu alcance.


Uma das coisas mais acertadas desse mangá foi trazer personagens crianças, coisa bastante incomum em shoujos que aparentam ter uma temática bem mais adulta: envolvendo, por exemplo, muito mistério e terror. Mas esse não é bem o caso de Kagen no Tsuki. Apesar de todo o mistério ao redor do espírito de Eve (nome com o qual Mizuki é batizada pelos meninos, já que ela não lembra do seu verdadeiro nome, apenas de Adam), não existe o terror da forma que o conhecemos ou estamos acostumados a ver. As quatro crianças realizam toda a investigação acerca do que poderia ter acontecido com Eve. E fazem todo o possível para encontrar Adam.

O live-action foi lançado em setembro de 2004, sob direção de Nikai Ken e com Kuriyama Chiaki no papel de Mizuki e Hyde (do L'Arc~en~Ciel) como Adam.

O que eu mais gosto nas histórias da Yazawa são essas grandes reviravoltas e a forma com que ela te prende do início ao fim em seus mangás. Não é apenas o cenário que te prende, nem o belo traço. A história combinada com tudo isso te agarra e não te solta até que você desvende todo o mistério apresentado desde o prólogo. E isso não é apenas com Kagen no Tsuki, se você já leu Nana ou ParaKiss vai entender o que estou dizendo. Yazawa é quase uma mestre na arte de te levar por caminhos sem saída. Quando você pensa que desvendou tudo, você é jogado numa beco sem saída e outro acontecimento se apresenta aos seus olhos e assim, através de várias mudanças no foco da narrativa, vamos descobrindo que no final das contas, por mais que você queira desistir de sua vida, sempre existirá alguém ao seu lado que fará de tudo para te salvar. E é essa a relação de amizade que Hotaru desenvolve por Eve que faz com que Kagen no Tsuki seja uma das obras mais incríveis de todos os tempos, quando se trata de shoujo. O sucesso e a originalidade dessa obra lhe rendeu um live action, lançado em 2004. Super recomendo a leitura.

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

Comentários