A Inconveniente Loja de Conveniência - Kim Ho Yeon

Por uma grande coincidência, minhas primeiras leituras do ano foram de livros escritos por autores asiáticos. Quando decidi ler cada uma dessas histórias, nem passava pela minha cabeça que eles faziam parte do que se tem intitulado por aí como Healing Literature ou, simplesmente, Literatura de Cura. Esse tipo de livro traz histórias de acolhimento que se passam no dia a dia, sendo ambientados em locais aconchegantes, fofos ou simpáticos, como livrarias e cafés. Esse "novo" gênero parece ser bastante comum na Ásia, já que as histórias que se passam em cafés, livrarias, konbini e prezam pela conexão humana contra a ansiedade e a depressão estão presentes em diversos livros asiáticos publicados recentemente.


Título Original: 불편한 편의점 (Bulpyeonhan Pyeon-uijeom)
Autor: Kim Ho-yeon
Tradução: Jae Hyung Woo
Gênero: Literatura de Cura
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 272 p.
Ano de Publicação: 2023

A loja de conveniência da franquia Always em Cheongpa-dong, bairro central de Seul, é pequena e aconchegante. Um dia, Dok-go, um homem que achava que já tinha perdido tudo na sua vida sente os ventos da mudança soprando na direção desse estabelecimento. E tudo isso porque decidiu fazem uma boa ação, embora, não esperasse nada em troca. Agora, sendo funcionário da loja de conveniência, apesar da aparência assustadora e intimidadora, Dok-go surpreende a todos e desperta o melhor das pessoas.

Kim Ho Yeon (1974) é escritor, roteirista e ilustrador.

Quem está acostumado a consumir produções asiáticas ou está por dentro da cultura asiática sabe como o trabalho, a honra, a disciplina e respeitar o espaço do outro são extremamente importantes para japoneses, coreanos, chineses etc. Então, para ler esse tipo de livro, é necessário ter em mente a importância dos valores culturais e o peso que eles têm na vida desses povos. Dito isso, a literatura de cura surge como uma forma de desacelerar de uma vida agitada e sufocante. No entanto, a literatura de cura não é literatura de autoajuda, longe disso, mas é um tipo de narrativa cujo objetivo é focar no bem-estar e na saúde mental e como a mudança de perspectiva pode transformar a vida das pessoas para melhor. 

Loja de Conveniência da rede 7 Eleven. Foto: Stock Photo.

Dok-go, que significa solitário, faz jus ao nome que escolheu. Sendo um morador de rua, após perder a família, o emprego, a honra e a sua fortuna, Dok-go se entrega à bebida e passa a viver miseravelmente na estação de metrô de Seul. A questão é que ele não tem lembranças da sua vida antes de virar mendigo, no entanto, não faz questão de lembrar de nada. Pensando que viveria até o fim da sua vida, enchendo a cara e se afundando cada vez mais no esquecimento, Dok-go conhece a senhora Yeom. O encontro dos dois não só mudará a vida de Dok-go como também da senhora Yeom, dona da loja de conveniência mais inconveniente do bairro, e onde todos os acontecimentos e mudanças vão acontecer. É lá também que vários outros personagens terão suas vidas modificadas graças às pequenas intervenções de Dok-go.
A senhora Yeom desistiu da ideia de chamar alguém para acompanhá-la e resolveu encontrá-lo sozinha. Aos setenta anos, ainda acreditava em sua dignidade, apesar dos sintomas de demência. Como havia lidado com todo tipo de aluno até se aposentar sendo sempre atenciosa, decidiu confiar em si mesma.
O livro tem uma estrutura narrativa que te faz pensar em episódios de um dorama. Cada capítulo apresenta um personagem diferente sendo ajudado por Dok-go, até que o último finalmente nos conta a verdadeira história do protagonista e porque ele se tornou um morador de rua. A história é bastante interessante, tem um ritmo agradável e os personagens representam certos tipos de pessoas, como Shi-hyeon que é uma jovem esforçada; a senhora Oh, desconfiada e mal-humorada; Gyeong-man, que não via mais sentido em sua vida, dentre outros. Direta ou indiretamente, Dok-go ajuda cada um deles a mudarem o seu modo de ver a vida. E isso também faz com que nosso protagonista também mude a sua. É nessa jornada de autoconhecimento e de busca pela paz de espírito que a história está centrada. Recomendo bastante a leitura, que não recebeu 5 estrelas, porque algumas coisas me incomodaram, como certo desleixo da tradução e da edição do exemplar que eu adquiri.

Nota: ⭐⭐⭐

Comentários