Solanin (2005)

Solanin é um drama cotidiano que traz a história de cinco amigos que vão vivendo grandes e importantes transformações em suas vidas, obrigando-os a lutarem por seus sonhos ou a abrirem mão das fantasias e ilusões da juventude. Tudo acontece muito rápido e de certo modo um pouco repentino. A vida de todos se transforma e a única atitude é seguir em frente. Sempre em frente.


Título Original: ソラニン (Soranin) 
Roteiro/ Arte: Inio Asano 
Gênero: Cotidiano, Drama, Gekiga, Romance, Seinen, Slice of Life, Tragédia 
Mangá: 2 volumes (2005)
Live-Action: J-Movie (2010)

Meiko Inoue, Taneda Shigeo (namorados que moram juntos num apartamento no subúrbio de Tóquio), Katou Kenichi, Ai Kotano (também namorados) e Jirou Yamada (Billy, o solteirão convicto) se conheceram na faculdade e agora têm vidas diferentes, mas sempre se esforçam para fazer programas juntos. Taneda, Katou e Billy tocam juntos numa banda de rock ao menos duas vezes por mês, para passar o tempo. Billy herdou a farmácia da família e tem uma vida estabilizada. Meiko trabalhava numa empresa, onde tinha um emprego promissor e ganhava bem, no entanto, pediu demissão. Já Taneda trabalha em empregos de meio período. Após um grave acontecimento, a vida desses cinco amigos muda para sempre, afetando principalmente Meiko, a garota que não se sente parte do mundo dos adultos, obrigando-a a se encontrar consigo mesma e a descobrir a maturidade necessária para lidar com as desventuras da vida.


A simplicidade com que Inio Asano conduz a história é magistral. As reviravoltas na vida de Meiko e da sua própria personalidade são graduais. No volume 1, Meiko é tomada pelo tédio, se sente incomodada pelas pessoas e detesta a vida em sociedade, ela é uma típica misantropa. Ela sente um tédio mortal e esconde seu medo de tentar coisas novas por trás da desculpa de ser preguiçosa. Entretanto, no volume 2, Meiko ganha novos ares. Ela aprende que a vida é feita de sonhos e que para realizá-los é preciso batalhar. Enquanto isso, Taneda, seu namorado, nos é apresentado como uma ótima pessoa. O par perfeito para Meiko. Apesar de parecer bem desligado, ele faz de tudo pela namorada. Inclusive, ele compra um diário para ambos escreverem pensamentos um para o outro. Mas Meiko não é uma pessoa que goste de escrever em diários, a sua "indisposição" não deixa. 

Além disso, Taneda almeja se aventurar no mundo da música, mas também tem medo, visto que não há garantia nenhuma de que eles vão fazer sucesso no ramo musical. Para tornar tudo ainda mais crítico, todos os cinco amigos estão beirando os 25-30 anos. Embora compartilhe o mesmo desejo de Taneda, Katou sabe muito bem que eles precisariam ter muita coragem para fazer isso e Katou não largaria a faculdade faltando pouco tempo para se formar. No entanto, tudo isso acaba se tornando insignificante depois que um acontecimento grave e definitivo muda a vida de todos, sobretudo, a de Meiko, que se vê compelida a (re)agir diante da vida e a tomar o seu destino em suas mãos. 

O significado de Solanin aparece na história e quer dizer "despedida do passado". Taneda escreveu a letra para uma das músicas que fazia parte da demo da banda dele, a demo que seria decisiva para manter ou acabar de vez com a banda. Entretanto, após alguns contratempos, Taneda, que havia brigado feio com a namorada, vai embora e passa dias sem falar com ela. Depois do grande acontecimento que muda a vida de todos, Meiko decide fazer parte da banda de Taneda com os amigos Katou e Billy. E, estando na banda, ela canta a música Solanin para o namorado. A maneira como tudo é abordado, a naturalidade com que as coisas acontecem são muito importantes para a construção da narrativa e para fazer com que o título faça sentido e tenha relevância na história. Esse mangá é um dos meus favoritos e eu super recomendo a leitura. (Para quem estiver interessando, os dois volumes estão disponíveis no site do Amazon, em português).

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

Comentários