Matsuri Special (2008)

Uma história bem diferente de tantos mangás shoujo que já li, mas também pudera, a Kamio Youko sempre me surpreende com suas histórias, como Cat Street e Hana Yori Dango (mangá que deu origem ao dorama mais badalado de 2009, Boys Over Flowers). Ainda bem, porque, como sempre digo, eu sou completamente apaixonada por shoujo que foge dos clichês tão óbvios que tanto permeiam esse gênero.


Título Original: まつりスペシャル
Roteiro/ Arte: Kamio Youko
Gênero: Artes Marciais, Comédia, Drama, Romance, School Life, Shoujo
Mangá: 4 volumes (2008)

Matsuri Hanyuu vive apenas com o seu pai. Um falido ex-lutador que deve dinheiro a várias pessoas, que não têm nenhum interesse em perdoar a dívida. Por causa disso, seu pai acaba incentivando que Matsuri participe de lutas para ganhar dinheiro, o que faz com que sua mãe abandone a casa e suma no mundo, por não aceitar essa situação. Apesar das dificuldades, Matsuri vive sua vida como uma adolescente normal, porém, mantendo uma vida secreta de todos na escola. Será que ela conseguirá manter isso em segredo por muito tempo?

*     *     *

O nome da nossa heroína significa, literalmente, festival. No entanto, a vida de Matsuri é um festival de confusões uma atrás da outra. Por manter uma vida secreta, ela se vira nos 30 para que ninguém descubra o que ela faz fora da escola e tenta driblar toda e qualquer curiosidade alheia, sobretudo, da sua colega de sala Tomoko. Que é uma garota extremamente curiosa e incansável, que acredita que tudo pode virar um grande furo jornalístico.

Apesar de manter um segredo difícil de explicar para as pessoas, durante o dia, Matsuri é uma simples adolescente. Sendo assim, ela frequenta a escola e vive as tantas emoções e inseguranças dessa fase e não poderia ser diferente. Matsuri é apaixonada por Morekado Wataru, mas calma que esse personagem é o típico boy lixo e o coração da nossa heroína vai bater muito mais forte por um novo aluno recém-transferido, ufa!, ainda bem, porque à medida que vamos lendo, Shigematsu Arata acaba sendo uma influência melhor que Wataru. No entanto, não pense que Arata cai de paraquedas na vida de Matsuri, ele meio que descobre o segredo dela e, de repente, começa a fazer parte da vida da nossa protagonista e da família dela, participando, inclusive, dos treinos matinais da Matsuri, ou seja, meio que ele se torna um "carrapato", mas um carrapato do bem.


Além desses personagens, temos a Tomoko, que é a amiga-não-amiga de Matsuri. Ela vive fazendo especulações sobre a vida de todo mundo e é fissurada em fofoca. Apesar de eu normalmente não curtir personagens assim, é interessante a forma como a Tomoko trata isso em sua vida. Mesmo que ninguém leia o jornal que ela publica e afixa no mural da escola, ainda existem pessoas que leem e o seu sonho é conseguir um furo "jornalístico" grandioso para que todos possam reconhecer que ela tem potencial para a coisa. Já a Maeno Mimi é super divertida, mesmo que ela insista em concretizar a sua "sede de vingança". Mimi também é lutadora, no entanto, diferentemente da Matsuri, ela é uma garota bastante bonita e feminina. Não que a Matsuri seja feia, mas ela não faz o tipo da garota delicada e indefesa, o que é ótimo, pois é isso que faz com que o Wataru não a veja como interesse romântico.

A história é super envolvente, porque é tudo inesperado. Matsuri aparenta ser uma simples adolescente, que não é nenhuma garota graciosa que arrebata os corações dos moçoilos, o que poderia sugerir que ela seria o patinho feio que se tornaria o interesse romântico do garoto mais popular e cobiçado da escola, mas não acontece isso. Pelo contrário, Wataru é retratado como um garoto soberbo que despreza as garotas pela aparência e isso mantém Matsuri distante dele. Além disso, temos a figura de Arata que, em nenhum momento, se sente incomodado por descobrir que Matsuri é uma lutadora. A empolgação é tanta que ele passa a ser presença garantida na vida da nossa heroína, sempre incentivando que ela se esforce para ganhar durante as lutas. Apesar de curta, a história é recheada de confusões, comédia, romance e tudo na medida certa. Vale muito a pena conferir esse shoujo que foge de tantos clichês, nos trazendo de cara uma heroína nada feminina, que adora estar dentro de um ringue e ainda assim sonha com um grande amor. Recomendo.

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

Comentários

Postar um comentário