Romance is a Bonus Book (2019)

Já faz um tempinho que as produções asiáticas têm mudado - aos poucos - o perfil das protagonistas das suas séries. Como não poderia ser diferente, em Romance is a Bonus Book, Kang Dan Yi é uma mulher madura, que tem uma filha e está se divorciando. Há alguns anos, esse tipo de personagem seria totalmente desconsiderada, mas isso está mudando e, ainda bem, afinal, esses personagens também têm ótimas histórias que podem ser contadas.


Título Original: 로맨스는 별책부록 (Romaenseuneun Byeolchaekburok)
Criação: Jung Hyun Jung
País de Origem: Coreia do Sul
Gênero: Comédia, Romance
Duração: 16 episódios - 60 min
Ano de Lançamento: 2019

Kang Dan Yi (Lee Na Young) é uma mulher de 37 anos que tenta, a sua maneira, sobreviver após o divórcio. Tendo uma filha adolescente para tomar conta, ela precisa arrumar um emprego urgente, entretanto, por estar há muito tempo afastada do mercado de trabalho e ter uma idade "avançada", ela precisará de muito jogo de cintura para conseguir se sustentar. Apesar de querer fazer tudo com seu próprio esforço, ela verá em Cha Eun Ho (Lee Jong Suk) um grande apoio para a sua vida solitária e difícil.


O interessante de Romance is a Bonus Book é nos apresentar uma protagonista que não desiste e nem se abate diante das dificuldades. Embora ela se depare com vários obstáculos, sobretudo, por estar "desatualizada" em relação a sua área de formação - Marketing - ela insiste que pode ser capaz de se aprimorar. Apesar de (re)começar num cargo muito mixuruca, Dan Yi vai mostrando que o que lhe faltava era apenas um voto de confiança e, quando ela consegue mostrar todo seu potencial, as coisas começam a dar certo na vida dela. Apesar de falar sobre recomeços, o que por si só já é um tema revigorante, meio que fica implícito no dorama que não basta apenas ter a vontade de mudar de vida, é necessário que as oportunidades existam para que essa mudança aconteça. 


Outro ponto interessante do dorama é trazer um romance com uma certa diferença de idade entre os protagonistas. Dan Yi é bem mais velha que Eun Ho e o fato de ela ter sido a sunbae dele, faz com que a nossa heroína tenha um pouco de resistência em enxergar Eun Ho como um potencial par romântico. Depois que o fator idade é "superado", o relacionamento entre eles vai se desenvolvendo gradativamente, proporcionalmente ao crescimento pessoal de cada um deles ao longo dos episódios. Os dois são muito fofos juntos e ambos se complementam e são bastante cativantes (e tem como não ser capturada pelo carisma do Jong Suk?? - risos).


Além de os protagonistas serem extremamente cativantes, os personagens secundários também são muito interessantes. Um casal extremamente improvável é Oh Ji Yul (Park Gyu Young) e Park Hoon (Kang Ki Doong). Os dois são como água e óleo, mas têm uma sintonia tão grande que você torce para que eles fiquem juntos. Os personagens secundários não são meros figurantes, ao passo que o enredo principal vai se desenrolando, eles vão tendo o seu espaço de destaque, de alguma maneira você vai gostando de cada um deles à medida que você vai conhecendo eles.


Se você está à procura de um drama diferente e divertido ao mesmo tempo, eis uma ótima sugestão. Personagens cativantes, uma história um pouco mais séria e um universo literário (já que a história se passa numa editora) à espera de quem ama livros. Romance is a Bonus Book é um dorama interessante e vale super a pena. Recomendo bastante. [Disponível na Netflix].

Nota: ⭐⭐⭐⭐

Comentários