Isso Ninguém me Tira - Ana Maria Machado

Sabe aquele livro que fica guardado na sua memória afetiva? Pois é... Isso Ninguém me Tira é um dos livros que marcaram a minha adolescência. Duas grandes amigas, mais do que primas, que se apaixonam pelo mesmo cara tinha tudo para dar errado, mas essa história - que pode parecer apenas mais um romance adolescente - na verdade, é sobre o que nós queremos e o quanto estamos dispostos a defender aquilo que acreditamos. Eu amo esse livro até hoje, por isso, resolvi trazer essa sugestão para vocês. 

Título Original: Isso Ninguém me Tira

Autora: Ana Maria Machado

Gênero: Infanto-Juvenil 

Editora: Ática

Páginas: 119 p. 

Ano de Publicação: 1998

Dora e Gabi são primas, mas não apenas isso, elas são melhores amigas desde sempre. Mas tudo muda quando Dora se apaixona por Bruno e faz todo mundo acreditar que eles namoram. O problema é que Bruno não gosta dela e se apaixona por Gabi. O drama todo começa a partir daí. Porque a família da Gabi não quer aceitar o namoro da filha com o Bruno da Dora e ela terá que lutar com unhas e dentes para provar que ele nunca foi da Dora. Apesar de parecer "apenas" um romance adolescente, esse livro fala de descobertas e das difíceis decisões que temos que tomar enquanto crescemos e nos tornamos adultos.

Os três primeiros capítulos do livro trazem as versões de como tudo aconteceu na visão da Dora, da Gabi e do Bruno. E a gente chega até a lembrar do poema "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade. A Dora gosta do Bruno, que gosta da Gabi, que gosta do Bruno e as coisas se complicam aí. Gabi ama a prima e não quer magoá-la, mas tem como isso não acontecer? Dora é uma menina de interior, tem vários irmãos, é uma moça ingênua e sonhadora, totalmente diferente de Gabi, que desde sempre cresceu na cidade grande, tendo contato com diversas realidades que a Dora nunca imaginou na vida. Além disso, o Bruno vê a Gabi na praia, num belo dia, e se apaixona por ela e a Dora, coitada, passa despercebida na visão do rapaz. 

"Parece que foi tão simples, não? Engano seu. Porque desde que começou, só fez ir se complicando cada vez mais. A gente se encontrou, conversou, eu não conseguia ficar natural. Não podia dizer a ele a verdade - "a minha prima é vidrada em você". Era trair a confiança dela. Mas também não podia deixar que ele achasse que ela era pirada. Então, tentava consertar e não conseguia. Ele sabia que eu estava mentindo, mas não sabia por que nem em quê. E eu ficava furiosa comigo mesma. E com ela".

Por ser uma moça ingênua e sonhadora, Dora acaba construindo uma visão de que Bruno é seu namorado. Ela fala tanto dele, que eles vão casar e ter filhos lindos, que a família inteira compra a ideia da garota, achando que realmente o Bruno é da Dora. Por causa disso, quando Gabi aparece namorando o Bruno, todo mundo fica confuso e, claro, acham que a Gabi é traíra por ter roubado o Bruno da Dora. E o namoro dos dois passa a ser proibido. Mas nem por isso a Gabi deixa de correr atrás do que acredita. Ela insiste em ficar com Bruno e até enfrenta uma grande barra, quando ele viaja para a Itália por alguns meses para fazer um intercâmbio. O fato é que ninguém acha que o Bruno vai levar a Gabi a sério e que ela está sendo muito crédula em namorar um rapaz mais velho enquanto ela ainda está no colegial.

Mas nem só de romance fala esse livro, como eu já disse anteriormente. Gabi é uma menina engajada que sabe fazer suas escolhas e lutar por elas. Quando Bruno volta da Itália, ele parece diferente, mais maduro, e ela também. O que faz com que ele sinta ciúmes da namorada, por achá-la mais independente e dona de si. E mesmo amando o Bruno, Gabi irá colocar limites nessa relação, porque ele é apenas um namorado e nenhum dos dois sabe se esse romance vai durar para sempre. O que eu mais gostei desse livro foi ver como a Gabi é uma garota pé no chão. O amor é importante, mas a nossa vida e a nossa individualidade também são e ninguém pode tirar de você o que você é. E é por isso que amo esse livro e sempre que posso, estou lendo e relendo, porque vale muito a pena. Espero que vocês também gostem da sugestão de leitura, eu super recomendo.

Nota: ⭐⭐⭐⭐


Comentários

  1. As vezes já me deparei com situações idênticas, e é muito claro essa situação nesse livro. Show!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, é algo que pode acontecer na vida real, uma situação bem parecida aconteceu com minha mãe e a prima dela que se apaixonaram pelo mesmo cara e, no final, esse cara virou meu pai rsrsrsrs.

      Excluir

Postar um comentário