Todo Mundo Foi Convidado, Menos Eu? - Mindy Kaling

Sabe quando você começa a ler um livro, mas não faz a menor ideia de por que começou e de por que terminou? Foi a essa sensação que eu tive depois de ler a Todo Mundo Foi Convidado, Menos Eu?, da Mindy Kaling. Confesso que eu gostei da primeira temporada de Eu Nunca... e adorei os episódios de A Vida Sexual das Universitárias (inclusive, HBO, já quero a segunda temporada, please), mas não imaginava que seu livro seria tão enfadonho para mim...

Título Original: Is Everyone Hanging Out without Me?

Autora: Mindy Kaling

Tradução: Mayã Guimarães

Gênero: Biografia, Memórias

Editora: Citadel Grupo Editorial

Páginas: 256 p.

Ano de Publicação: 2018

Mindy Kaling é filha de profissionais liberais imigrantes indianos. Seus pais sempre estimularam que ela e seu irmão dessem asas à imaginação, prezando sempre pelo bem-estar dos filhos. E, certamente, foi por causa disso que Mindy seguiu em frente na sua carreira de roteirista e comediante. Mas ela não é apenas isso, Mindy também é atriz e produtora e, nesse livro, ela convida os leitores para uma turnê por sua vida e por suas observações não científicas sobre romance, amizade e Hollywood, mostrando que nem tudo na sua vida foi fácil ou divertido. Afinal, quem nunca passou perrengue depois de se formar e não conseguir um emprego? 

Mindy Kaling trata os acontecimentos vividos por ela de forma irônica e sarcástica, são perceptíveis os problemas que ela sofreu por ser uma mulher "acima do peso", o que a levou a fazer dietas de todos os tipos, ansiando alcançar um ideal de magreza inexistente, além disso, seus esforços para perder peso sempre era ignorados, já que sempre a lembravam sobre seu antigo "peso". Mindy sempre foi gordinha e sempre foi uma menina tímida, contextos que poderiam tê-la feito desistir de ser artista, mas quando entrou na faculdade, percebeu que era preciso mais do que ter boas ideias, mas defender seu ponto de vista e mostrar seu talento.

"Todos riram. Ah, cara, como assim? Lembram quando? Estão me zoando por eu ter sido gorda? As leis do bullying permitem que você seja cruel mesmo quando a vítima se esforçou para mudar? Foi aí que percebi que os praticantes de bullying não tinham nenhum código de conduta".

O mundo da comédia não é dominado por mulheres e ao longo da leitura, Mindy expõe o quanto precisou batalhar para que seus roteiros fossem produzidos. É inegável que o sucesso como roteirista, coprodutora e atriz do seriado The Office lhe rendeu grande notoriedade e visibilidade acerca do seu trabalho, tanto que surgiram outros projetos produzidos e/ou roteirizados por ela. Embora eu admire a sua perspicácia e a sua veia cômica, eu não consegui me conectar com Todo Mundo Foi Convidado, Menos Eu?.

"Eu podia falar com sinceridade sobre quem era o melhor garoto do corredor sem ter que explicar de quem estava falando. Uma amiga com quem você tem muito em comum é melhor do que três com quem você precisa se esforçar para achar algum assunto. Nunca precisamos de acessórios de melhores amigas, porque com amigos de verdade você não precisa oficializar. Só acontece".

O livro é interessante por trazer uma Mindy real, palpável e divertida, que não vive apenas de glamour. Em toda a sua trajetória, ela nunca abandonou ou esqueceu dos amigos, mostrando o quanto amizades são importantes e que é possível transformar nossas vidas para melhor. Apesar de o livro não ter me provocado grandes emoções, vale a pena a leitura para aqueles que gostam de biografias, livros de memória, que sejam fãs da Mindy ou tudo isso junto - risos.

Nota: ⭐⭐


Comentários