A Voz da Sereia Volta Neste Livro - Amanda Lovelace

A Voz da Sereia Volta Neste Livro é o terceiro e último volume da série As Mulheres Têm uma Espécie de Magia, da poeta norte-americana, Amanda Lovelace. Nesse terceiro volume, Amanda abre espaço para que outras mulheres escrevam seus poemas e tenham sua voz ouvida por outras mulheres.

Título Original: The Mermaid's Voice Returns in This One
Autora: Amanda Lovelace
Tradução: Marília Garcia
Gênero: Poesia
Editora: Planeta
Páginas: 223 p.
Ano de Publicação: 2019

Antes de começar a leitura, Amanda alerta seus leitores sobre possíveis gatilhos, já que esse livro pode conter materiais sensíveis relacionados a abuso de crianças; violência doméstica e com armas; agressão sexual; distúrbios alimentares; automutilação; suicídio; álcool; traumas; morte; violência; fogo dentre várias outras coisas. Lovelace ainda adverte para termos cuidado antes, durante e depois da leitura. Ou seja, nesse último livro da sua trilogia As Mulheres Têm uma Espécie de Magia, a poeta norte-americana abre espaço para tratar de temas sensíveis que podem te fazer lembrar sobre alguma coisa que talvez você, infelizmente, também tenha sofrido.


A Voz da Sereia Volta Neste Livro está dividido em quatro partes: I. o céu; II. o náufrago; III. o canto; IV. a sobrevivente. Assim como os dois primeiros livros, não veremos o conto da pequena sereia, nem uma tentativa de desmistificar a narrativa sombria de Hans Christian Andersen nem de "desglamourizar" a adaptação fantasiosa da Disney. A voz da sereia aqui diz respeito à nossa voz, à nossa escrita, à nossa resiliência e à nossa sobrevivência. 
- por mais que tente evitar,
continuo vomitando você.

*   *   *

jaulas
ainda
são jaulas
mesmo
quando
construídas
para
se parecerem
com
castelos.
- ilusionista

*   *   *

encontrar
um jeito de caber
nos seus braços
beijados
pelo sol
era quase
dolorosamente
fácil.
- você sempre foi meu naufrágio preferido.
Não tem como ler os poemas de Amanda e sair ileso deles. A sensibilidade poética que cada um dos seus versos traz não açucara o peso do que é dito. A identificação é imediata, sempre partindo da premissa do quem nunca isso, quem nunca aquilo. Todos nós, em algum determinado momento da vida, já passamos por sentimentos de culpa, de solidão ou já fomos iludidos, desprezados, enganados, enfim. A meu ver, A Voz da Sereia Volta Neste Livro foi o livro mais intenso da trilogia, como se, nesse momento, a autora tivesse amadurecido suas dores e lançado todas elas em pequenas doses homeopáticas de lirismo e poesia. Super recomendo.

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐


Comentários

Postar um comentário