Verdades do Além-Túmulo - Caitlin Doughty

A gente sabe que criança faz cada tipo de pergunta que nem sabemos o que responder. Algumas delas podem ser muito embaraçosas, quem nunca ficou numa saia justa diante de uma perguntinha inocente que não é nada simples de explicar? Agora experimente responder perguntas genuinamente assustadoras sobre o que acontece depois que a gente morre. Cada fase da vida, sobretudo, a infância é cheia de curiosidades e de descobertas, sendo assim, embora você não saiba como responder, em nenhum momento a sua inaptidão te livrará das tão temidas perguntas sobre sexo e, por que não, sobre a morte?

Título Original: Will my Cat Eat my Eyeballs?
Autora: Caitlin Doughty
Tradução: Regiane Winarski
Gênero: Biografia, Memórias
Editora: DarkSide Books
Páginas: 224 p.
Ano de Publicação: 2020

Em seu terceiro livro, Caitlin Doughty apresenta várias perguntas feitas por crianças e adolescentes de diferentes idades acerca da morte. A primeira delas é: meu gato comerá meus olhos depois que eu morrer? Pode parecer pouco provável ter seus olhos devorados pelo seu gatinho inofensivo e fofinho, mas Doughty tenta criar diversos cenários para que essa pergunta e esse receio, digamos assim, sejam justificados. Estamos falando de mais um livro da Caitlin e isso já dispensa apresentações, quem me acompanha aqui no blog sabe do meu amor pelos livros dela e pode encontrar as resenhas do Confissões do Crematório e do Para Toda a Eternidade clicando aqui e aqui, respectivamente.
"Todas as perguntas sobre a morte são boas perguntas sobre a morte, mas as perguntas mais diretas e provocativas vêm de crianças. (Pais: anotem). [...] É por isso que todas as perguntas neste livro vêm de crianças orgânicas, de origem 100 por cento ética e independente".
Em Verdades do Além-Túmulo, Caitlin responde a 34 perguntas feitas por crianças e adolescentes sem titubear e sem enrolar. E isso é o mais legal da Caitlin, falar sobre a morte sem firulas, sem floreios e sem rodeios. Usando a sua experiência como agente funerária desde os 20 e poucos anos, Caitlin trata com respeito cada pergunta, apresentando uma resposta satisfatória para cada uma delas. Quando começamos a ler, ficamos sem saber que pergunta será feita e, quando conhecemos os questionamentos levantados, nem nós saberíamos responder. Cada capítulo é, literalmente, uma caixinha de surpresas.


Se um astronauta morre enquanto está no espaço o que acontece com ele? A tripulação volta imediatamente para a Terra ou guarda o defunto em algum refrigerador até o prazo da missão acabar, afinal, a pessoa já está morta e não se tem mais o que fazer? Além disso, se eu morrer e meu cãozinho morrer junto, ele pode ser enterrado no mesmo túmulo que eu? Se você for comprar uma casa, gostaria de saber antes se alguém morreu ali? Pode parecer simples, a princípio, lidar com perguntas como o que acontece com o nosso corpo depois que morremos, mas quando questões éticas e insólitas vêm à tona, as coisas mudam de figura.
"Para ser justa, a morte é difícil! Amamos alguém e então ele morre. Parece injusto. Às vezes, a morte pode ser violenta, repentina e insuportavelmente triste. Mas também é realidade, e a realidade não muda só porque você não gosta dela./ Não podemos tornar a morte divertida, mas podemos tornar o aprendizado sobre a morte divertido. A morte é ciência, arte e literatura. Ela une todas as culturas e une toda a humanidade!"
Com muito humor, Caitlin descreve alguns "processos", digamos assim, de maneira bastante didática, tais como rigor mortis e livor mortis. Além disso, nenhuma das respostas é baseada em achismos, já que Doughty faz uso de embasamento científico e de sua experiência como profissional da indústria funerária. Embora alguns possam achar que o livro é muito pesado ou traumatizante, vale ressaltar que essas perguntas surgiram de uma entrevista da autora com uma psiquiatra de crianças e adolescentes de Seattle, sobre como tratar de temas envolvendo a morte e como proceder quando elas fizerem perguntas difíceis para qualquer um responder. O que não precisa ser um bicho de sete cabeças, além disso, você como adulto também pode aprender bastante com as perguntas "inocentes" feitas por crianças nesse livro cheio de explicações e esclarecimentos. Super recomendo.

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

Comentários