Eu Destilo Melanina e Mel - Upile Chisala

Nem todo mundo sabe, mas eu também escrevo poemas. E sempre que a gente conhece novas autoras e novas maneiras de se transformar algo em poesia, não se pode ignorar a força nem a potência dessas mulheres e esse é o caso da escritora malawi Upile Chisala. Uma jovem escritora africana que, aos 20 e poucos anos, vem se firmando como poeta e atravessando continentes.

 Título Original: Soft Magic
Autora: Upile Chisala
Tradução: Izabel Aleixo
Gênero: Poesia
Editora: LeYa
Páginas: 132 p.
Ano de Publicação: 2020

Upile Chisala nasceu em Zomba, no Malawi, na África Oriental. Embora, atualmente, ela more em Joanesburgo, na África do Sul, Chisala não passou a sua vida toda no continente africano. Escritora, socióloga e ativista dos direitos humanos, Upile fez faculdade na Universidade de Oxford, na Inglaterra, usando seu conhecimento de causa para escrever seus versos e lutar contra a tristeza, que segundo ela, é uma guerra necessária.


Chisala é uma contadora de histórias nata. O que torna seus poemas pequenos universos únicos e particulares que juntos formam um universo ainda maior e complexo. Seus versos falam sobre o que é ser mulher e o que é ser mulher negra e sobre como nos tornamos quem somos e que, a partir disso, podemos superar a dor, a violência, o preconceito e os obstáculos da vida. Além disso, Upile fala sobre como a alegria e a espiritualidade estão profundamente conectadas e sobre como as palavras têm o poder de nos transformar e de transformar o mundo ao nosso redor.


O título do livro sugere a força da mulher negra, que não é apenas forte, mas também doce e gentil. Por causa disso, seus versos falam sobre raízes, sobre nunca esquecer que a nossa força vem das mulheres que vieram antes de nós, como em: "A voz da minha mãe é o meu lar", e como em vários momentos Chisala deixa claro que nunca devemos aceitar menos, porque somos mulheres incríveis e merecemos ser felizes. A poesia de Upile Chisala vem figurando como mais uma voz que fala sobre empoderamento, autoestima e autodescoberta, endossando outras vozes que abordam os mesmos temas, como Rupi Kaur e Amanda Lovelace. Recomendo bastante a leitura.

Nota: ⭐⭐⭐⭐

Comentários