Your House Helper (2018)

Quando me interessei por esse dorama, esperava uma história leve e divertida. E de fato, Your House Helper, ou simplesmente Seu Ajudante da Casa, é um drama divertido, e embora despretensioso com seus 30 minutos por episódio, transita por temas delicados, porém, sem torná-los elementos principais de sua narrativa. O drama é baseado no webtoon de mesmo nome, do autor Seung Jung Yeon.

Título Original: 당신의 하우스헬퍼 (Dangshinui Hawooseuhelpeo)

Criação: Kim Ji-Sun

País de Origem: Coreia do Sul

Gênero: Comédia, Romance

Duração: 32 episódios - 30 min

Ano de Lançamento: 2018

O drama conta a história da jovem Im Da Young (Bona), uma estagiária de uma empresa de publicidade que tenta manter seu emprego na esperança de quitar as dívidas deixadas pelo seu pai, após a sua morte prematura. Além de se desdobrar em mil, fazendo diversas coisas ao mesmo tempo no trabalho, Da Young precisa encontrar tempo e coragem para arrumar a casa. Mesmo sendo resistente à ideia, ela acaba aceitando a ajuda de um profissional de limpeza, Kim Ji Woon (Ha Seok Jin), que após arrumar a casa da nossa protagonista acaba ajudando significativamente para que ela alugue os quartos para duas antigas colegas de escola, Yoon Sang Ah (Go Won Hee) e Han So Mi (Seo Eun Ah). Entretanto, três garotas numa casa não conseguem manter a faxina em dia, o que faz com que Ji Woon continue colaborando com a limpeza, mas será que a presença de um rapaz charmoso é o suficiente para resolver os problemas de Da Young?

Embora possa assustar muita gente o fato de o k-drama ter 32 episódios, vale salientar que cada episódio tem em média de 26 a 30 minutos de duração. Além disso, mesmo que o foco do drama seja o cotidiano de Im Da Young, a história é cativante e você fica esperando saber o que vai acontecer e o que aconteceu com o Kim Ji Woon no passado e com a Han So Mi. O foco do k-drama não é falar sobre temas polêmicos, mas já podemos perceber que há uma certa tendência de os dramas coreanos mais atuais tentarem trazer personagens femininas mais fortes, reforçar a importância da amizade entre mulheres e tratar, mesmo que de modo sutil, sobre traumas difíceis de lidar.

De modo bem delicado, o drama aborda suicídio e traumas vividos na adolescência. Além disso, o drama sabe dosar momentos de tensão com momentos de alívio cômico. Percebe-se, logo no início, que apesar de terem sido melhores amigas no ensino médio, Da Young, Sang Ah e So Mi têm um assunto pendente para resolver. O que vai ser condição sine qua non para que elas tenham uma boa convivência ou não. A amiga em comum que surge como uma ponte de ligação entre as três é a Kang Hye Joo (Jun Soo Jin), que devido as suas intervenções vai contribuir significativamente para que a antiga amizade se restabeleça.

Mesmo que seja um ponto clichê o fato de o mocinho ter um passado sombrio etc e tal, vale ressaltar que o passado de Ji Woon é extremamente importante para que possamos acompanhar a sua evolução dentro da narrativa, bem como seu interesse amoroso pela Da Young. As mudanças entre os personagens não são bruscas e dão a sensação de gradação esperada numa convivência como a dos personagens. De certo modo, os personagens principais estão o tempo todo apoiando uns aos outros, também não há necessidade de um vilão, visto que a história consegue evoluir apesar de abordar assuntos do dia a dia.

Outros personagens que merecem ser mencionados são: o Park Ga Ram (Yeon Jun-Suk) que vai ajudar So Mi a lidar com seu trauma de juventude, fazendo ela ver que é possível dar a volta por cima. Além dele, temos o dono do Café Go, o ex-gângster, Go Tae-Soo (Jo Hee-Bong), que está sempre preocupado com Ji Won. Outros dois personagens interessantes são a gerente An Jin Hong (Lee Min Young), que está sempre ajudando Da Young de alguma forma e o advogado, Kwon Jin Kook (Lee Ji Hoon), que por ser tão tímido, passa vários perrengues para conquistar o coração de Sang Ah. De modo geral, todos os personagens têm algum determinado espaço na narrativa e você acaba conhecendo um pouco sobre eles. No mais, é um k-drama super caseiro e interessante, vale a pena conferir! [Disponível no Kocowa].

Nota: ⭐⭐⭐⭐


Comentários