Sedef Sebüktekin

Nessa era dos algoritmos, em que tudo sobre seu perfil é traçado por uma inteligência artificial, qualquer rede social ou streaming que você usar, irá apresentar sugestões de músicas ou filmes ou séries relacionadas ao que você já viu/ouviu antes. E, obviamente, comigo não seria diferente. Conheci Sedef Sebüktekin nas descobertas da semana do Spotify e, embora nunca tenha escutado música turca antes, meu gosto por estilos mais alternativos não passaria despercebido pelo algoritmo. O mais interessante é que, às vezes, o algoritmo acerta. E, para mim, foi extremamente diferente e interessante ouvir o som da Sedef. 


Sedef Sebüktekin nasceu em Istambul, em 1990. Na internet, não tem muitas informações sobre ela, então, cá estou eu tentando trazer alguma informação - em português - sobre essa artista. Sedef iniciou sua carreira como cantora e compositora em 2016, após perceber que não tinha vocação para ser arquiteta nem designer. Ela estudou na Universidade Yeditepe, em Istambul, onde cursou Design Urbano e Arquitetura Paisagista. Para a nossa sorte, ainda bem que ela resolveu se dedicar à música.

Clique na imagem para ver o vídeo.

Foi em 2015, ao interpretar a canção "Bul Beni" (mas não a mesma "Bul Beni" do rapper turco Ezhel), que Sedef ficou conhecida na Turquia. Apostando num estilo musical mais despojado, Sedef passou a executar música acústica e eletrônica. Dentro dessa pegada, ela realizou projetos com outros artistas turcos, como o músico, compositor e produtor Can Ozan, o grupo de rock alternativo Dolu Kadehi Ters Tut, dentre outros. Seu único álbum, Evde (2021), foi lançado em parceria com Can Ozan, Nova Norda e Birkan Nasuhoğlu.

Clique na imagem para ver o vídeo.

Quando era estudante, antes de ser universitária, Sedef aprendeu a tocar guitarra e bateria. Uma das razões, acredito eu, que a fizeram se tornar cantora. Vale ressaltar que ela foi uma das artistas mais ouvidas de 2019, tendo a sua música, "Kayboluyorum", usada na trilha sonora da série da Netflix, O último guardião (Hakan: Muhafız). Os temas mais comuns nas letras de Sedef são referências à vida cotidiana, das quais ela consegue extrair letras sensíveis e verdadeiras. Além disso, Sedef sempre comenta que a banda que mais a incentivou a fazer música foram os Beatles. Tem como não gostar dessa mulher?

Clique na imagem para ver o vídeo.

Minha Opinião: Quando decidi escrever sobre a Sedef, primeiro, foi porque não encontrei nada na internet que falasse sobre ela e fazia bastante tempo que eu não escrevia sobre algum cantor do meu agrado. Além disso, o fato de quase não ter informações sobre ela funcionou como um motivador para eu ir atrás dessas informações, por mais difícil que fosse encontrá-las. A questão é que eu precisava falar sobre essa cantora, vocês nem imaginam o quanto. A voz suave, calma e aveludada dessa mulher traz uma tranquilidade tão gostosa, que mesmo que você não saiba turco, é impossível não se sentir tocado por uma voz maravilhosa e super afinada. Vale a pena conhecer...


Comentários

  1. Respostas
    1. Husahsuahsuahushaus... a diversidade é uma maravilha, mas também fica difícil ouvir todo mundo rsrsrsrs

      Excluir

Postar um comentário