Mad Season

O grunge é um subgênero do rock alternativo que surgiu no final dos anos 80, mas foi, sobretudo, nos anos 90 que ele se consolidou definitivamente. Bandas como Nirvana Pearl Jam, por exemplo, se inspiraram no hardcore punk, no heavy metal e no indie rock para escreverem suas letras e criarem seu som. Dentro desse contexto, surgiram diversas outras bandas que beberam na mesma fonte e não seria diferente com o Mad Season.

O Mad Season surgiu em 1994, nos EUA, e foi uma banda grunge criada como um projeto paralelo de integrantes de outras bandas de grunge já consolidadas, rendendo ao novo projeto a alcunha de supergrupo grunge. A banda era formada pelo guitarrista Mike McCready, do Pearl Jam; pelo vocalista Layne Staley, do Alice in Chains; pelo baterista Barrett Martin, do Screaming Trees e; pelo baixista John Baker Saunders. Além do estilo grunge característico, o grupo fazia um som diversificado a partir de uma mistura entre blues e hard rock.

Clique na imagem para ver o vídeo.

A banda chegou a gravar um único álbum de estúdio, Above, lançado em 1995. O álbum chegou à 24º posição na Billboard, fazendo o grupo ganhar popularidade e realizar uma turnê mundial divulgando o disco. O single "River of Deceit" tornou-se um sucesso nas rádios, rendendo mais de 500 mil vendas apenas nos EUA. Não precisa ser um gênio para perceber que a banda fez um grande sucesso, mas, no mesmo ano, o grupo entrou em hiato permanecendo assim até janeiro de 1999, quando foi declarado o fim do Mad Season, após a morte de John Baker Saunders. Se ainda havia algum interesse em dar continuidade à banda, o projeto não decolou, já que, em 2002, o vocalista Layne Staley foi encontrado morto em seu apartamento.

Clique na imagem para ver o vídeo.

Minha OpiniãoO Mad Season teria tudo para ter seguido em frente se não fossem os problemas de John Baker Saunders e de Layne Staley envolvendo drogas. Layne tinha debandado do Alice in Chains, deixando o grupo num hiato contínuo (até 2005, quando William DuVall assumiu o vocal) e Baker tinha conhecido Mike McCready após este sair da clínica de reabilitação. A ideia de formar uma banda instantaneamente deu certo e não foi difícil encontrar quem quisesse fazer parte. Infelizmente, só vim conhecer o grupo esse ano - antes tarde do que nunca, não é mesmo - e suas letras melancólicas, carregadas de angústia e ironia me fisgaram logo de cara. É uma pena que Baker e Staley tenham morrido tão prematuramente, vítimas de overdose. É um grande problema que no universo do rock ainda seja muito comum o abuso de drogas por parte dos artistas, pois as perdas são irreparáveis.


Comentários

  1. Nesses anos da década de 90 ficava viajando mas batidas e curtindo muito esse estilo, muito bom \(゚ー゚\)┏(^0^)┛

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. siiiiiiiiiiimmmm, os anos 90 lançaram mtas bandas legais, só nostalgia o//

      Excluir

Postar um comentário