The Smiths

A banda The Smiths - uma das minhas preferidas - surgiu na década de 80, para ser mais exata, no ano de 1982, em Manchester, Reino Unido. O The Smiths contava com composições feitas por Morrissey em parceria com o guitarrista Johnny Marr. Além deles, a banda também era formada pelo baixista Andy Rourke e pelo baterista Mike Joyce. No cenário britânico da época, o The Smiths surgiu num período de músicas independentes, período no qual, houve uma grande revolução musical e no qual vários estilos foram surgindo e com eles novas bandas foram aparecendo, incluindo bandas boas e ruins.


O The Smiths figura, segundo os críticos, entre a banda mais importante do rock alternativo britânico. Os singles mais famosos da banda são "The Boy with the Thorn in his Hide"; "How Soon is Now"; "This Charming Man"; "Ask; Heaven Knows I'm Miserable Now"; "Bigmouth Strikes Again", "Panic" e "There is a Light that Never Goes out". As letras do The Smith são simples, mas muito reflexivas, sem falar que elas carregam um tom meio pessimista, porém realista. Um exemplo é o trecho da música "Please, Please, Please Let me Got what I Want":
"Eu não tenho um sonho/ há muito tempo/ Veja, a vida que tenho tido/ pode fazer um bom homem/ tornar-se mau/ Então, pela única vez na minha vida/ Deixe-me ter o que quero/ Deus sabe que seria a primeira vez/ Deus sabe que seria a primeira vez."
 Clique na imagem para ver o vídeo.
 Clique na imagem para ver o vídeo.

O The Smiths era influenciado por bandas como New York Dolls e The Nosebleeds, já que Morrissey era fã delas. Mas é óbvio que eram apenas influências, pois a banda tinha criatividade e, principalmente, originalidade. A banda lançou quatro álbuns, sendo o Meat is Murder, de 1985, o mais importante, além de várias coletâneas. Entretanto, os grandes desentendimentos entre Morrissey e Marr só contribuíram para que a banda se dissolvesse em 1987. Apesar de terem tocado a banda por apenas cinco anos, o The Smiths ainda influencia cantores e bandas atuais, um exemplo disso é o projeto paralelo da cantora Pitty juntamente com o guitarrista Martin, o Agridoce. A própria cantora afirmou em entrevista à Gazeta do Povo que suas letras tiveram fortes influências de Morrissey.


Comentários