The Runways

The Runways surgiu na California, Los Angeles (EUA), no ano de 1975. A banda era formada única e exclusivamente por garotas, em sua maioria adolescentes. Joan Jett sempre quis formar uma banda só de garotas e para isso "intimou" Kim Fowley para ser seu empresário. Com a ajuda de Fowley, foram adicionadas à banda a baterista Sandy West, a baixista Micki Steele e a compositora Kari Krome. A banda já estava formada, entretanto, faltava o principal, a vocalista. Foi aí, que surgiu o vozeirão e a fortíssima personalidade de Cherie Currie para assumir o vocal. Sua atitude irreverente e excêntrica chamava muito a atenção dos holofotes e das câmaras para si e isso despertava a inveja das outras integrantes, e nós sabemos que numa banda apesar do vocalista ser importante, a banda não é só ele.


A banda começou a fazer shows em 1976, apenas na Califórnia, mas já ia caindo no gosto do público e, principalmente, das adolescentes estadunidenses. Nesse mesmo ano, foi lançado o álbum The Runways, abrindo o show de bandas como Van Halen. O single mais tocado era "Cherry Bomb". Nesse período, entraram na banda a guitarrista Lita Ford, de apenas 16 anos, e a baixista Jackie Fox (em lugar de Steele). Apesar de promissora, a carreira da banda durou pouco tempo, apenas 4 anos. E ao longo deles foram lançados os álbuns Queens of Noise, de 1977, Waiting for the Night, do mesmo ano e And Now... The Runways, de 1978.

 Clique na imagem para ver o vídeo.
 Clique na imagem para ver o vídeo.

Discussões internas e externas e alguns escândalos de abuso sexual levaram ao fim da banda que estourara nas rádios e fazia o maior sucesso entre os jovens dos EUA, da Europa e do Japão. The Runways é sem dúvida a prova de que garotas podem fazer Rock e dos bons! Elas foram pioneiras na sua década, em que apenas os homens faziam e dominavam o mundo do Rock n' Roll. Mas para os fãs de carteirinha, ainda é possível ouvir acompanhar o "espírito" da banda, na voz e guitarra de Joan Jett, que formou uma nova banda após o fim da The Runways, a Joan Jett & The BlackHearts, tendo como músicas mais conhecidas, os singles "I love rock 'n' roll" e "Bad Reputation".


Comentários