Lynyrd Skynyrd

A banda surgiu em meados de 1964, na cidade portuária de Jacksonville, no sul da Flórida, EUA. Ronnie Van Zant juntamente com o vizinho Robert Burns (Bob), que tinha uma bateria, tiveram a ideia de formar uma banda, e logo encontraram mais três membros e um lugar para ensaiar. Por mesclar blues, country e hard rock, o Lynyrd Skynyrd é considerada uma banda de Southern Rock.


Os outros integrantes eram os colegas de escola Garry Rossington, Larry Junstrom e Allen Collins, este último só fez parte da banda porque tinha um amplificador. Os ensaios ensurdecedores desses cinco caras eram feitos na garagem da casa de Bob, que certamente devia incomodar pacas a vizinhança.

Ainda em meados dos anos 60, a banda não tinha esse nome. Inclusive mudava de nome constantemente, o primeiro foi My Backyard, seguido por Noble Five, Wildcats, Sons of Satan, Conqueror Worm, Pretty Ones e One Percent. Estava na cara que nenhum deles combinava. Até, que finalmente, durante um show, Van Zant: anunciou a banda com o nome de Leonard Skinner - o famigerado instrutor de ginástica dos então estudantes Ronnie, Gary e Bob na Robert Lee High School em Jacksonville, que vivia dando suspensão aos garotos por causa dos seus longos cabelos, comportamento que se chocava contra as rígidas normas da escola. "Nós somos (a banda) One Percent, mas vamos mudar nosso nome esta noite. Todos que quiserem que mudemos para Leonard Skinner, aplaudam!", disse Ronnie. A platéia conhecia o professor e aprovou o nome no ato. Em seguida, os membros substituíram as vogais por Y, segundo Gary, "para preservar a identidade do culpado". (Fonte: Wikipédia).

 Clique na imagem para ver o vídeo.
 Clique na imagem para ver o vídeo.

Embora tenha surgido em 1964, a banda só veio se tornar conhecida internacionalmente, após uma tragédia de avião, em 1977, próximo a Gillsburg, Missouri; que levou a óbito quase todos os integrantes da banda, inclusive o compositor Ronnie Van Zant. Após esse trágico acidente, o Lynyrd Skynyrd deixava de existir. E a sua herança só seria encontrada em seus cinco álbuns lançados antes do acidente: (Pronounced 'Lĕh-'nérd 'Skin-'nérd), de 1973, Second Helping, de 1974, Nuthin' Fancy, de 1975, Gimme Back my Bullets, de 1976 e Street Survivors, de 1977.

O acidente de avião da banda me lembra um pouco o que aconteceu com os Mamonas Assassinas... Ambos estavam no auge de suas carreiras. Aparentemente o Lynyrd Skynyrd teria anos de glória pela frente. A banda iniciaria em novembro, no Madison Square Garden, sua mais ambiciosa turnê - "Tour Of The Survivors". "Street" foi lançado em 17 de outubro de 1977. Três dias depois, a surpresa de um destino que, para os mais céticos, havia sido prenunciado pelo próprio Ronnie Van Zant, em suas canções. Ronnie tinha vinte e nove anos quando morreu no acidente aéreo. E havia escrito na canção "All I Can do is Write About It" (a preferida de sua filha Melody): "Eu posso ver o concreto rastejando lentamente. Senhor, me leve antes que ele chegue". (Fonte: Idem).

 Clique na imagem para ver o vídeo.
 Clique na imagem para ver o vídeo.

Dez anos depois de o acidente ter acabado com  banda, uma nova formação surge, trazendo o Lynyrd Skynyrd de volta ao cenário musical. Apesar dos novos integrantes e da tentativa de resgatar o sucesso que a banda poderia ter tido se não tivesse acontecido o acidente. O sobrevivente Garry, juntamente com Johnny Van Zant, irmão mais novo de Ronnie, resolveram ressuscitar a antiga banda, cujo coração era Allen Collins e a alma o próprio Ronnie. Infelizmente, para mim, essa nova cara da banda não me agrada tanto, já que é quase impossível trazer à tona o espírito do Ronnie e as suas letras maravilhosamente desconcertantes.

Fazem parte da nova formação: Johnny Van Zant (vocal), Garry Rossington (guitarra), Rickey Medlocke (guitarra), Mark Matejka (guitarra), Johnny Colt (baixo), Michael Cartellone (bateria), Peter Keys (piano/teclado), Dale Krantz Rossington (vocal de apoio) e Carol Chase (vocal de apoio)

Página Oficial

Comentários