Edguy

Cansado de fazer covers de bandas como Kiss e AC/DC, Tobias Sammet resolveu montar uma banda própria juntamente com alguns colegas estudantes seus, foi assim que, em 1992, na cidade de Fulda,  em Hesse, na Alemanha, surgia a Edguy. Tobias era o baixista, mas depois de um tempo passou a ser o vocalista da banda. A formação inicial contava com Jens Ludwig e Dirk Sauer (guitarras) e Dominik Storch (bateria).


A formação original se manteve assim até 1998, após o lançamento do álbum Kingdom of Madness, quando Dominik saiu da banda, e em seu lugar entrou Felix Bohnke e Tobias Exxel (baixo) que permanecem até hoje. Vale ressaltar que em 2018, a banda entrou em hiato, não houve anúncio formal do fim do grupo, mas espero que isso não venha a acontecer, visto que Edguy é uma das bandas que eu gosto bastante.

 Clique na imagem para ver o vídeo.
 Clique na imagem para ver o vídeo.

Os primeiros trabalhos da banda foram as demos Evil Minded e Children of Steel, ambos de 1994. Trabalhos que serviram de preparação para o lançamento do primeiro álbum, o Savage Poetry (lançado em 1995, mas relançado em 2000). Tobias Sammet e Edguy tiveram seu ápice quando o vocalista lançou o primeiro disco do Avantasia, The Metal Opera (em 2000), no qual contou com a participação de diversos nomes de destaque. Além disso, no lançamento do álbum Vain Glory Opera, de 1998, duas faixas do disco contaram com a participação de Hansi Kürsch, da banda Blind Guardian, como na faixa "Out of Control".

 Clique na imagem para ver o vídeo.
 Clique na imagem para ver o vídeo.

O Edguy está na estrada há quase vinte anos e o sucesso da banda é a prova de que o Power Metal ainda pode ser reinventado e não está fora de moda coisíssima nenhuma. Os vídeos que escolhi para colocar nessa postagem, fazem parte do álbum Mandrake, de 2001, considerado juntamente com o Theater of Salvation, de 1999, como os melhores da banda. O single "Painting on the Wall", o meu preferido, para quem nunca ouviu uma música do Edguy é um clássico. E quem nunca ouviu, não sabe o que está perdendo!


Comentários