Canto dos Malditos na Terra do Nunca

Canto dos Malditos na Terra do Nunca surgiu em Salvador, na Bahia, em 2003. E tudo começou com o fato de a Andréa Martins, vocalista da banda, cantarolar músicas desde criança. Depois que aprendeu a tocar violão, Andréa sentiu necessidade de compor e, a partir daí, estava predestinado o primeiro passo para surgir o CMTN, o que veio a acontecer depois que Léo Cebola e Helinho (que tocavam numa banda de hardcore) conheceram Andréa.


O diferencial da banda sempre foi a voz grave da Andréa combinada às letras poéticas (todas de autoria dela e algumas em parceria com Helinho) e aos solos de guitarra pesados. Eu, particularmente, considero a banda uma das mais criativas e instigantes do cenário musical brasileiro, e mais, a banda é mais uma prova de que na Bahia não tem só axé.

A escolha do nome da banda foi uma homenagem ao livro Canto dos Malditos, de Austregésilo Carrano Bueno (que inspirou o filme Bicho de Sete Cabeças, filme nacional de 2000, dirigido por Laís Bodanzky) e em homenagem à Terra do Nunca, do livro Peter Pan, escrito por J. M. Barrie.

 Clique na imagem para ver o vídeo.
 Clique na imagem para ver o vídeo.

O sonho da banda era fazer sucesso em São Paulo, tanto que o grupo se mudou para o estado a fim de engrenar na carreira. Entretanto, o sonho virou um pesadelo, fazendo com que o grupo encerrasse suas atividades quatro anos depois de sua formação, em 2007. Apesar do fim da banda, os integrantes, Andréa, Danilo, Helinho, David e Léo continuaram grandes amigos, o que contribuiu significativamente para o retorno do CMTN em 2016, depois de 9 anos em "hiato", digamos assim.

Junto com o retorno da banda, anunciado em 2015 numa entrevista a revista Rolling Stones, o grupo lançou o single "O sol de lá", que fez o maior sucesso e foi um dos hits de rock nacional mais baixados nas plataformas digitais. Para comemorar o sucesso, a banda saiu em uma turnê pelo Brasil, passando por São Paulo, São José dos Campos, Aracaju, Brasília, Rio de Janeiro, Natal, João Pessoa, Recife, Camaçari, Salvador e Feira de Santana.

 Clique na imagem para ver o vídeo.
 Clique na imagem para ver o vídeo.

Além de dois EPs, lançados em 2003 e em 2005, o CMTN conta com dois álbuns de estúdio, Canto dos Malditos na Terra do Nunca, lançado em 2006, e Travessia, lançado em 2017. A formação do grupo ainda é a mesma da antiga formação, contando com Andréa no vocal, Danilo na guitarra e vocal de apoio, Helinho na guitarra, David no baixo e Léo Cebola na bateria.


Comentários