Star 61

A Star 61 surgiu em meados de 2003, na cidade de João Pessoa, Paraíba, sendo formada por Flaviano André (vocalista da banda). Meu primeiro contato com a banda foi ouvindo o programa de rádio Aumenta que é Rock, da Tabajara FM (105,5 MHz). Quando o locutor falou que a banda era da terrinha, me amarrei em pesquisar sobre ela, entretanto, há pouquíssima informação sobre eles na internet, inclusive, as últimas notícias sobre a banda são de 2015, o que me leva a crer que a banda provavelmente encerrou suas atividades nesse período.


A primeira formação do Star 61 contava com o Flaviano André (voz e violão), Túlio Flávio (guitarra), Edy (baixo) e Walter Marano (bateria). O grupo criava as próprias letras e tinham influências de cantores e bandas de variados estilos, como Jovem Guarda, The Cure, The Smiths, Joy Division, Pixies e Maysa. Uma mistureba total com a proposta de resgatar o glamour e a criatividade das décadas passadas. Não é à toa que a banda usava e abusava das plumas, paetês e muita, mas muita purpurina, que era a marca registrada deles.

Clique no vídeo para ver o vídeo.
 Clique no vídeo para ver o vídeo.

A última formação da banda era composta pelo Flaviano André (o único remanescente da antiga formação), Rafael (baixo), Paulinho Ferrari (bateria), Anderson Nascimento (guitarra) e Herlon (teclado). A banda saiu da Paraíba para tentar a sorte em São Paulo, ganhando certa notoriedade no cenário nacional, produzindo novos singles e realizando vários shows. As letras eram escritas pelo próprio Flaviano André. E para quem ouve a música de imediato pode sentir um certo estranhamento, por ser algo bem experimental, mas comigo, rolou uma empatia logo de cara, achei super irreverente e ousado. As letras são bastante simples, mas muito criativas. Uma pena muito grande não ter mais notícias do Star 61. Para quem quiser saber mais sobre o Flaviano André, ele continua super ativo em suas contas do Facebook e do Instagram.

Minha OpiniãoO som da banda é bem legal. Digo isso porque já ouvi muita coisa boa e ruim, é claro, mas gosto é gosto, até porque as bandas de rock brasileiras que cantam em português não lembram tanto assim o rock gritante das bandas de renome, mas sem preconceitos e apenas fazendo uma observação particular, considero a Star 61 uma banda de atitude. Desde que ouvi pela primeira vez, eu curti bastante e deve ser por isso que eu fico triste em saber que eles andam meio sumidos do cenário musical.

Comentários