Delfos

O Delfos surgiu em 2000, na cidade de Santa Rita, Paraíba, quando Valdir (in memoriam) e Alexandre saíram da banda Iscaramuchos. Então, juntamente com mais dois amigos, Anderson e Maílson, resolveram compor o Delfos. A proposta da banda era juntar ritmos do hard rock e do nu metal em composições próprias, além de reviver os momentos áureos do rock dos anos 70-80.

Cartaz do evento de Rock que eu fui ver, no qual o Delfos se apresentou, em 2012.

Em 2001, Delfos deu início a sua trajetória inaugurando o Centro Cultural Caixa de Resistência, em sua terra natal, Santa Rita. É dessa forma que a banda dá seus primeiros passos para conquistar seu espaço no cenário da música paraibana, participando de eventos como o Rápido e Pesado I e II e de outros shows em cidades circunvizinhas. No ano de 2002, surgiu a idéia de gravar um Demo. Os ensaios ficaram mais intensos e as letras foram selecionadas de acordo com as influências da banda. Com a finalização do Demo, surgiu a oportunidade de participar de pequenos festivais como o Setenta Horas de Arte e o Circuito Universitário de Cultura e Arte da UFPB, além de projetos do Governo como o Viva o Centro. Em 2003, com a consolidação do primeiro Demo, Delfos recebeu convite para participar do Tributo a Ramones, evento que acontece, todos os anos, no Espaço Cultural de João Pessoa. A banda continuou a compor suas próprias músicas, garantindo repertório para o próximo Demo que só seria gravado em 2004. No ano de 2004, a Delfos decide gravar um outro Demo. Este trabalho mostra claramente a evolução da banda que com um som mais pesado e harmonioso conquista um novo público. Ainda neste ano a banda participou do I CEFEST e foi convidada a realizar um show aberto no Centro Turístico de Tambaú, em um evento promovido pelo SESC, por meio do Projeto Glória Vasconcelos. O ano de 2005 começou cheio de novos projetos. A banda já tocou no Teatro Ivonaldo Rodrigues, em Santa Rita, e continua compondo novas músicas, realizando shows na grande João Pessoa. (Texto adaptado do site Toque no Brasil).

Hoje em dia, a banda não existe mais, o grupo se dissolveu após a morte prematura de Valdir. Não é possível encontrar músicas do grupo no Youtube. Além disso, há pouquíssimas, aliás, quase nenhuma informação sobre a Delfos na internet. E é até difícil encontrar porque há várias outras bandas no Brasil com o mesmo nome. A tentativa desse post é apenas trazer um registro histórico de uma banda que começou na década passada, se mantendo firme, apesar das dificuldades que muitos grupos independentes enfrentam no cenário musical. É uma pena que ela tenha levado esse fim.

Comentários