Marcel Jacob (1964-2009)

Para quem não se lembra dele, Jacob tocou em várias bandas e fez parcerias com muitos cantores ao longo de sua extensa carreira, uma de suas parcerias mais famosas foi ao lado de Yngwie Malmsteen, que na época, em 1978, era apenas mais um desconhecido no cenário da música.



Marcel Jacob nasceu a 30 de janeiro de 1964, em Estocolmo. Ele estreou na música em meados de 1978, em parceria com o então conterrâneo, Lars Johann Yngwie Lannerback. Mas a parceria não durou muito tempo, pois a gravação da demo pela CBS sueca não foi um sucesso. Por essa razão, Yngwie decidiu viajar para Los Angeles e Jacob permaneceu na Suécia para fazer parte da banda Force, que depois viria a se chamar Europe. Entretanto, a passagem de Jacob pela banda foi breve, tendo apenas participação na composição do single "Black Journey Through my Soul", rebatizada de "Scream of Anger", entrando como faixa apenas no segundo álbum da banda, Wings of Tomorrow, de 1984.

Nessa época, Jacob se encontrava em uma situação meio desesperadora, ele havia saído do Europe para trabalhar com o Yngwie Malmsteen, mas acabou se desentendendo com o parceiro sueco. Resumindo, Jacob voltou para a Suécia desolado e ainda se desentendeu com o vocalista do novo projeto que em estava participando. Porém, em 1987, ele resolve fundar o Talisman que contou com a presença de Jeff Scott Soto, que no início não se sentia à vontade em ser integrante da banda, já que ele mantinha relações com a sua banda, Eyes.

O lançamento do disco Talisman não demorou muito, porém a banda só veio ter ascensão depois dos anos 90, após o lançamento do álbum Genesis (1983). Com os hits "Mysterious (This Time its Serious)" e "Time After Time", Marcel Jacob (baixo), Jeff Scott Soto (vocal), Jamie Borger (bateria), Frederik Akesson (guitarra) e Julie Greaux (teclado), o Talisman passou a fazer constantes turnês pelo mundo. A parceria com Soto renderia ainda muitos frutos para Jacob, inclusive, em 1996, com a participação na gravação do álbum Inspiration, de Yngwie Malmsteen. Após gravar mais seis álbuns com o Talisman, Jacob uniu-se ao Last Autumn's Dream e gravou mais cinco álbuns com a nova banda.

 Clique na imagem para ver o vídeo.
Clique na imagem para ver o vídeo.

Em 2007, devido a problemas de saúde e a desentendimentos, Jacob afastou-se do cenário do Heavy Metal/Hard Rock, mas antes cumpriu todos os seus compromissos direitinho... inclusive, a última turnê com o Talisman no Brasil. A última participação de Jacob foi na gravação do álbum Expressions (2009), da banda sueca Impulsia. Ainda em 2009, Jacob preparava-se para retornar ao Talisman, quando foi encontrado morto em seu apartamento a 21 de Julho.

Jacob morava sozinho e isolado, por essa razão não se queixava a ninguém que vinha sofrendo de fortes dores, falta de equilíbrio e sensação letárgica. A notícia do suicídio de Jacob, aos 45 anos, foi divulgada pelo seu velho amigo Soto que, em virtude do ocorrido, fez a seguinte declaração:
"Ele era uma alma quieta e gentil, com uma paixão muito intensa pela sua arte. Estive ligado a ele desde 1984, mas foi quando começamos com o Talisman que realmente ele se tornou um irmão, um dos amigos mais queridos. (...) Descanse em paz, meu amigo, você fará falta. Espero que agora você realize e toque com Phil Lynott."
Dentre as suas mais diversas colaborações, o hit "Mysterious (This Time its Serious)" continuará sendo imortalizado com o som inconfundível do seu baixo.

Comentários