Kate Bush

Kate Bush, na verdade, Catherine Bush, nasceu em Bexleyheath, Inglaterra, no dia 30 de julho de 1958. Filha de um médico e uma enfermeira, Kate poderia seguir uma carreira bem semelhante, mas o mundo da música foi mais atraente do que o uniforme branco.



Dona de uma voz inconfundível, Kate ainda é uma exímia pianista. Sua carreira musical deu uma guinada quando ela chamou a atenção do David Gilmour, do Pink Floyd... ele passou a financiar suas demos e aos 16 anos, Kate assinou contrato com a EMI Music. Seu primeiro de grande sucesso lhe rendeu o 1º lugar nas paradas do Reino Unido sendo considerada a primeira cantora a liderar as paradas de sucesso com uma canção própria. A música virou balada internacional, sendo regravada, anos mais tarde, pela banda brasileira Angra.

A música que se tornou balada pelas rádios do mundo inteiro foi o single "Wuthering Heights". A letra é baseada no livro de mesmo nome da escritora inglesa, Emily Brontë, cujo título foi traduzido para o português como O Morro dos Ventos Uivantes. O livro de Emily Brontë conta a história de amor entre Catherine e HeathCliff. E, particularmente, O Morro dos Ventos Uivantes é um dos melhores livros de literatura gótica que já tive o prazer de ler, simplesmente amo!! [E recomendo].

Clique na imagem para ver o vídeo.
Clique na imagem para ver o vídeo.

Após o sucesso do primeiro álbum, Kate emplacou o segundo depois de um intenso trabalho e dedicação. O álbum Lionheart saiu rapidamente e, consequentemente, Bush se viu obrigada a fazer a divulgação do mesmo. A exposição pública que tinha que fazer lhe parecia extremamente penosa e desgastante. Então, Bush optou por se afastar das luzes e dos holofotes. Afastada do bafafá da mídia, Kate começou a se dedicar exclusivamente a produzir seu material musical como sempre quis. Bush estava envolvida inteiramente com a produção de um material cheio de personalidade no qual ficasse evidente a sua marca registrada. Desse seu intenso trabalho, surgiu o sucesso "Babooshka" e a sua chegada ao auge com o lançamento do álbum Hounds of Love

Clique na imagem para ver o vídeo.
 Clique na imagem para ver o vídeo.

Minha opiniãoBush é uma artista muito versátil, disso não há dúvida, mas para manter-se como cantora e compositora, ela acaba oscilando entre os holofotes e o anonimato. Um de seus períodos de reclusão, digamos assim, se deu quando ela teve seu único filho, Albert, pois ela queria que Bertie tivesse uma infância normal e saudável, longe das exposições da mídia. Apenas em 2005, é lançado o seu oitavo álbum de estúdio, o Aerial. Seu último trabalho foi gravado em 2011 com o lançamento do álbum 50 Words for Snow. E, desde então, Bush não lançou nenhum álbum novo, mas estamos na expectativa de mais um novo trabalho dessa voz única e penetrante.

Comentários