Iggy Pop

Iggy Pop nasceu em Muskegon, Michigan, EUA, no dia 21 de abril de 1947. Seu nome de batismo é James Newell Österberg e na infância era extremamente tímido e introvertido. Iggy nem sempre foi cantor, sua carreira musical começou em meados dos anos 60, ao ser baterista numa banda de escola chamada The Iguanas. Somente em 1969, ao fazer parte de outro grupo, o The Stooges é que ele começou a fazer sucesso. Mas Iggy Pop só permaneceu na banda durante cinco anos, antes de seguir carreira solo, que só decolou graças à ajuda do amigo, David Bowie, que o ajudou a lançar seus dois primeiros álbuns: Raw Power, em 1973, e The Idiot, em 1977.



Em 1977, Iggy Pop lançava-se no mundo da carreira solo e dos shows pelo mundo. E também foi durante esse período que Iggy passou por uma grande crise, chegando a se internar num manicômio e rendendo por aí rumores de que seu amigo, Bowie, contrabandeava cocaína para ele durante sua internação. Iggy, no entanto, ainda seguiu numa turnê com Bowie e ambos se mudaram para Berlim no intuito de superarem seus vícios.

Em 1987, Iggy estava livre da heroína e até se casara. Agora era ator e passara a atuar esporadicamente em alguns filmes, como em Sid e Nancy, o amor mata (1986), Grandes Esperanças (1998), Quebrando o gelo (2000), etc.. Tudo isso só foi possível graças às músicas compostas juntamente com Bowie e graças às vendas do disco lançado pelo amigo que lhe renderam três anos de estabilidade e "férias" do mundo fervilhante da música.

Clique na imagem para ver o vídeo

Desde a sua participação na banda The Iguanas até os dias de hoje, Iggy sempre foi uma celebridade ativa no ramo musical. Embora as músicas gravadas pelo The Iguanas nunca tenham sido lançadas e só estejam disponíveis na internet, Iggy foi aos poucos ascendendo e se fortalecendo como cantor solo. Iggy passou por bandas como The Prime Movers, banda com a qual lançou as gravações das músicas feitas com o The Iguanas e, posteriormente, com as músicas feitas com o The Stooges.

Minha opinião: O som que o Iggy toca não é uma cópia de Bowie, mas não podemos negar a forte influência que este deixou, exemplo disso é o álbum The Idiot (1977), cujos seguintes dizeres na capa do LP são: "Música composta por Iggy Pop e sua banda, gravada por David Bowie". Embora transitando por alguns gêneros diferentes, Iggy ainda é um ícone da música Punk desde o tempo em que fazia parte do The Stooges, sete anos antes do Sex Pistols virar uma grande febre.

Página Oficial

Comentários