A Promessa (2012)

Quem assistiu a Avatar - a Lenda de Aang deve se lembrar de que apesar de derrotar o Senhor do Fogo Ozai, muita coisa ficou sem conclusão na história, até porque mesmo que a guerra acabe, ainda se tem muito o que fazer no pós-guerra. Desse modo, A Promessa surge como uma continuação da Lenda de Aang, mostrando os reinos do Fogo e da Terra após a guerra e quais as consequências desses 100 anos de conflitos entre as duas nações.


Título Original: The Promise
Roteiro: Bryan Konietzko, Gene Luen Yang, Michael Dante DiMartino
Arte: Dave Marshall, Gurihiru
Gênero: Aventura, Fantasia
Ano de Publicação: 2012

Após o fim da guerra e da coroação de Zuko como Senhor do Fogo, Aang e o amigo decidiram dar início ao processo de harmonização entre as nações, projeto esse que consistiria na retirada dos colonizadores da Nação do Fogo das colônias de volta para a pátria mãe. Entretanto, o que tinha tudo para ser uma solução simples, na prática, mostrou-se bastante delicada, quando os colonos e a resistência passam a disputar o direito de viverem em Yu Dao, a primeira colônia que a Nação do Fogo criou na Nação da Terra.

O interessante dessa história é que Yu Dao representa o que no final acaba acontecendo numa colônia, colonizador e colonizado passam a estabelecer relações sociais e até mesmo, em determinadas situações, vínculos afetivos e até sanguíneos. A meu ver, Yu Dao surge como uma analogia à miscigenação, mas ao invés de falar da cor da pele, aqui existe a disputa pela soberania de a qual nação pertence Yu Dao, entretanto, é aí que surge o impasse, Yu Dao não é mais a mesma de há 100 atrás, em que o povo da Terra e o povo do Fogo não estavam "misturados", agora, existe uma nova realidade: dobradores de fogo e dobradores de terra aparecem como membros da mesma família, a exemplo da família do Governador da colônia. Ele é um dobrador de fogo casado com uma dobradora de terra e a filha é uma dobradora de terra. Ou seja, não existe mais nações separadas, pois a filha desse casal representa pertencer às duas nações.



A priori, Aang insiste em seguir com o plano da Harmonia, mas Zuko decide desistir, o que faz com que o Rei do Reino da Terra tome a decisão precipitada de expulsar os colonos à força, enviando assim seu exército para esse fim. Tomando conhecimento dessa atitude, Zuko decide enviar seu exército para defender o seu povo. E aí surge o impasse: será que uma nova guerra vai começar? Será que Aang terá que cumprir a promessa de destruir Zuko por ele estar se opondo ao processo de Harmonia?

O questionamento que essa HQ traz é muito interessante e coloca em xeque diversas discussões. Há 100 anos, Yu Dao pertencia ao Reino da Terra, mas durante os 100 anos da guerra, tanto dobradores de Terra quanto dobradores de Fogo cresceram e formaram família por anos e anos, criando uma nova configuração social. A filha do Governador de Yu Dao é o exemplo mais significativo disso, pois ela tem orgulho de ser dobradora de Terra assim como tem orgulho de pertencer à Nação do Fogo pela linhagem de seu pai. Como expulsar os colonos se no meio deles também há dobradores de Terra? Essa harmonia traria de fato a paz a Yu Dao ao separar familiares e amigos?



Recentemente, eu reassisti a Avatar - a Lenda de Aang e fiquei bastante curiosa para saber o que acontece com os personagens do "Time Avatar". É uma pena que não se tenha planos de a Nickelodeon fazer uma animação dessa série, mas vale a pena ler a HQ e entender que mesmo depois da guerra, a paz não vem sozinha e a intolerância pode ser um grande problema. Aang precisa lidar com esse dilema, pois ao querer separar todas as nações no seu "devido lugar" ele se esquece de que isso seria o mesmo que separá-lo de Katara, afinal, embora eles se amem, eles pertencem a nações distintas e como o Avatar, tendo de lidar com uma nova realidade, ele precisa tomar as decisões mais acertadas para todos. Ah, e para quem sentiu falta de saber o que acontece com a Azula no final do "anime", a continuação de A Promessa, intitulada A Busca, traz um arco inteiro sobre ela ao lado de Zuko à procura da mãe. Já estou ansiosa para ler!! [Onde encontrar: Mundo Avatar].

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

Comentários