Cio Mortal - Dick Francis & Felix Francis

Como todos devem saber, eu adoro histórias de ficção científica tanto quanto gosto de ficção policial. Não seria nada estranho se eu dissesse que devorei esse livro numa sentada. E o mais curioso é que eu - por um triz - quase não comprava esse livro num brechó da minha cidade. Vai ver que foi coisa do destino, quem sabe...


Título Original: Dead Heat
Autores: Dick Francis & Felix Francis
Tradução: Ângela Pessoa
Gênero: Ficção Policial
Editora: Reader's Digest
Páginas: 134 p.
Ano de Publicação: 2009

A história desse livro é bem interessante, principalmente, porque o protagonista, o chef de cozinha Max Moreton, não tem habilidade nenhuma com investigação. O que torna tudo ainda mais instigante é saber que o fato de ele não ter experiência nenhuma com essas coisas, dá a ideia de que qualquer pessoa poderia começar a investigar algo usando apenas os recursos que tem à mão, como o próprio Max faz. Claro que no caso do livro, Max enfrenta várias situações em que quase poderia ter morrido, então, não façam isso em casa - risos.

Tudo começa quando surge a suspeita de que 250 pessoas foram "envenenadas" num jantar de gala de um clube de turfe de Cambridgeshire e o principal suspeito é o chef que fez o menu: Max Moreton. Quando parece que tudo não poderia piorar, sua cozinha é fechada pela vigilância sanitária e ele acaba presenciando um atentado à bomba num almoço no clube de Jóquei, onde toda a nata da cidade prestigiava a festa dada aos novos patrocinadores americanos.

Mesmo com o atentado, as coisas continuam piorando ainda mais na vida de Max. Já que com a suposta morte de uma de suas vítimas de envenenamento, ele se vê quase na berlinda, quando o ministério público do Condado resolve indiciá-lo como responsável por isso. Entretanto, ao saber a causa do envenenamento, Max decide por conta própria investigar quem poderia estar lhe sabotando. Mas o que era para ser apenas uma forma de se livrar de uma culpa que não era sua, acaba fazendo com que nosso protagonista se envolva em um esquema ainda maior. E essa busca pode custar sua vida e a vida das pessoas que ama.


Dick Francis é um dos maiores escritores de suspense policial da Inglaterra. Inclusive possuindo o título de cavaleiro por sua contribuição à literatura. Entretanto, Cio Mortal é o seu livro de estreia ao lado de seu filho, Felix Francis. A parceria surgiu depois que a esposa de Dick faleceu. Como ela foi a pessoa que o encorajou a fazer parte desse universo literário, com a sua morte, poderia ser que tudo isso acabasse, mas o incentivo de Felix fez toda a diferença e hoje podemos desfrutar de uma história tão instigante quanto Cio Mortal.

"Perguntei-me se não estaria morrendo. Eu não tinha medo de morrer, mas a dor em meu estômago era tamanha que eu torcia para que acontecesse algo. Eu já tivera intoxicação alimentar, mas dessa vez estava particularmente desagradável, com câimbras agonizantes e longos acessos de vômito. No intervalo entre as crises, sentava-me suado no chão do banheiro, recostado na banheira, enquanto tentava descobrir o que causara tal tormento".

A edição que eu comprei é uma das publicações da revista Seleções, da editora Reader's Digest. A edição nº 51 traz quatro livros de renomados escritores ingleses e americanos, de variados gêneros literários. Encabeçando a coletânea, trago para vocês a resenha de Cio Mortal e eu espero que vocês possam ler essa história muito envolvente, de escrita fluida e dinâmica. Super recomendo!!

Nota: ⭐⭐⭐⭐

Comentários