Trigun (1998)

Como todos sabem, sou fã de ficção científica. Adoro filmes, séries e livros sobre o gênero e não seria diferente o meu interesse por esse anime que não só traz o tema sci-fi como também mescla com gêneros ainda mais diversos, como o faroeste. Um anime dos anos 90, mas uma relíqua. Uma história muito boa. Mas eu sou suspeita para falar - risos. [Pode conter spoiler]


Título Originalトライガン (Toraigan/ Trigun)
Roteiro/ ArteNightow Yasuhiro
GêneroAção, Aventura, Comédia, Drama, Faroeste, Ficção Científica, Shounen
Mangá: 3 volumes (1995) 
Anime: 26 episódios (1998)

Trigun conta a história de Vash the Stampede, um tufão humanoide acusado de devastar completamente a cidade de Julho. Por causa disso, Vash é perseguido em todos os lugares que chega, porque pela sua cabeça existe uma recompensa de 60 bilhões duplos. Mas o mais irônico disso tudo é que Vash é um pacifista ferrenho e tudo que envolva a morte de qualquer ser vivo lhe é abominável e repugnante.

O roteiro de Trigun é ótimo. E totalmente irreverente. Apesar de ser uma mistura de faroeste meio futurista, a verdade é que a história do mangá se situa num universo distópico. Ou seja, um universo pós-guerra ou pós-apocalíptico, nesse caso, num universo distópico após a grande devastação provocada por um naufrágio espacial. Vale salientar que esse naufrágio espacial está ligado ao passado de Vash the Stampede, conhecido como o tufão humanoide mais procurado dessas bandas.



Na versão brasileira, chamado de Estouro da Boiada (particularmente, achei terrível esse nome e penso no mal que as dublagens fazem aos animes, sinceramente), Vash the Stampede, é o sossegado forasteiro que tenta ao máximo ser discreto e nunca chamar a atenção, mas isso é quase impossível. Um cara que é procurado e que tem uma recompensa enorme pela sua cabeça nunca passa despercebido em lugar nenhum.

Por causa disso, por onde passa, Vash causa destruição e prejuízo para as cidades. O que faz com que a companhia de seguros Bernadelli envie duas agentes: Meryl Strife e Milly Thompson, para tentarem minimizar os danos provocados por Vash. (Vamos e convenhamos, qual empresa de seguros gostaria de ter que realmente pagar o dinheiro do seguro a seus assegurados, hein? - risos). Mas não são duas moçoilas inofensivas ou despreparadas para enfrentar um inimigo, as gurias são arretadas e manejam muito bem as armas que possuem.



Um personagem bastante interessante na história, além do próprio Vash que tem um segredo por trás de seu passado esquecido por ele, é o ex-padre Nicolas D. Wolfwood. Por mais bizarro que possa parecer, esse ex-padre é um tipo de justiceiro e não concorda em nada com os princípios e ideais de não violência de Vash. O cara carrega uma cruz gigante que na verdade é uma grande metralhadora que também lança mísseis, além disso, dentro dessa cruz há várias outras armas embutidas. Não brinque com esse padre, tá, galera....

A história vai se tornando cada vez mais engenhosa quando Vash encontra seu irmão Million Knives. E vou logo advertindo os desavisados, tanto Vash, Million e Wolfwood não são seres humanos comuns. Além disso, tudo vai se tornando uma trama ainda maior quando alguns segredos vão sendo revelados... Vash e Million foram criados por uma mãe adotiva, Rem Saverem. Obviamente, Vash apesar de estabanado, é um exímio pistoleiro, o gatilho mais rápido do oeste, embora seja pregador do paz e amor, estilo de vida que aprendeu com a mãe adotiva, no entanto, em algumas situações, vemos um lado sombrio em Vash que é de se suspeitar de alguma coisa. Você pensa: tem caroço nesse angu. E tem mesmo! (risos).



Acerca do cenário, vou fazer algumas considerações. Como disse lá no início, a história de Trigun está situada num universo distópico. Após um naufrágio espacial, o único meio de manter a vida nessa terra desértica é utilizando os resquícios de tecnologia desse tal navio espacial que naufragou (na verdade, colidiu com essa terra). É uma organização social bem rústica mesmo, estilo faroeste. Como nunca tinha visto um anime de faroeste, fiquei muito contente de Trigun ter sido o primeiro e de eu ter gostado muito dele. Por ser uma ótima história e por ter me surpreendido positivamente é que recomendo esse anime. Muito bom mesmo.

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

Comentários