It's Okay, That's Love (2014)

Como vocês já devem ter percebido, sou fã da cultura oriental e isso não seria diferente com relação a gostar de suas produções cinematográficas. Gosto tanto dos filmes como das séries. Apesar de conhecidas e cultuadas por um número bastante restrito de pessoas, os seriados orientais, chamados de doramas, são séries curtas que variam de 12 a 100 episódios dependendo da série e da proposta que se deseja trabalhar. O dorama que resolvi resenhar para vocês hoje é um dos meus preferidos e espero que vocês também gostem.


Título Original: 괜찮아, 사랑이야 (Gwaenchanha, Sarangiya)
Criação: Noh Hee Kyung
País de Origem: Coreia do Sul
Gênero: Comédia, Melodrama, Romance, Psicológico
Duração: 16 episódios - 60 min
Ano de Lançamento: 2014

Jang Jae Yeol (Jo In Sung) é um escritor e DJ de rádio que sofre de transtorno obsessivo compulsivo. Ji Hae Soo (Gong Hyo Jin) está em seu primeiro ano trabalhando no Departamento de Psiquiatria de um hospital universitário. Ambos mantêm sua vida sem sequer sonhar com a existência um do outro. Jae Yeol conhece Lee Pul Ip (Yoon Jin Yi), após ser procurado por ela para fazer uma entrevista. A moça é fã de seus livros e de fã vira sua namorada (e plagiadora). Hae Soo namora Choi Ho (Do Sang Woo), mas já foi apaixonada pelo seu sunbae, Jo Dong Min (Sung Dong Il) com quem divide a casa, mas quando ela conhece Jae Yeol a vida dos dois muda para sempre assim que eles se apaixonam um pelo outro.



It's Okay, That's Love não é um drama de comédia, apesar das pitadas cômicas ao longo da trama. Ele trata de temas mais maduros, trazendo à tona personagens que convivem com transtornos psicológicos e de personalidade. Cada personagem que apresenta algum desses transtornos é mostrado não de forma caricata, mas de forma séria e como uma espécie de bandeira, ou seja, qualquer pessoa pode ter algum tipo de transtorno e essa pessoa pode ser seu amigo mais íntimo ou um conhecido bem distante.



Para situar vocês, vou explicar algumas coisas antes. Hae Soo divide a casa onde mora com seu sunbae (veterano em coreano), pelo qual já foi apaixonada, Dong Min, e com Park Soo Kwang (Lee Kwang Soo), que sofre da Síndrome de Tourette. No entanto, a casa onde eles moram pertence a outra pessoa, que por ironia do destino nada mais é do que Jang Jae Yul. Após um programa de televisão divulgando seu novo livro, Jae Yul conhece Hae Soo e por achá-la uma mulher terrível, decide "procurá-la" e descobrindo onde ela mora, decide morar na sua casa juntamente com ela, Dong Min e Soo Kwang (vale salientar que Jae Yul sempre odiou morar com outras pessoas).



Quando Jae Yul e Hae Soo se conhecem no programa de televisão, durante um Talk Show, Hae Soo não vai com a cara dele. Jae Yul, no entanto, fica fascinado por essa mulher "terrível" e tenta encontrá-la de alguma forma. Até que com a ajuda de seu amigo Tae Yong (Tae Hang Ho) e por acaso, ele descobre que ela mora na sua casa que está alugada. Sabendo disso, Jae Yul encomenda uma reforma na casa para se instalar lá por dois meses e com "pagamento do aluguel" adiantado. A chegada dele é uma surpresa para Hae Soo, que fará de tudo para que ele saia da casa. Relações que começam assim só acabam em romance e a gente adora isso!!



Achei bastante interessante conhecer um pouco mais sobre alguns transtornos. Além disso, não são apenas os personagens secundários que apresentam algum transtorno, personagens principais como Soo Kwang e os próprios Jae Yul e Hae Soo são exemplos disso. Além deles, temos a jovem Oh So Nyeo (Lee Sung Kyung) que sofre de Distúrbio ou Transtorno de Conduta (e So Nyeo perturba muito, principalmente a Hae Soo). Além dela temos o rapaz que sofre de TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático) e a transexual que tem depressão. Claro que os diagnósticos dados pelos médicos no drama são fictícios, mas a doença retratada não.



O diferencial desse drama é que ele trata de assuntos considerados tabus na Coreia do Sul. E trata cada doença, distúrbio ou transtorno de forma clara e não caricata. Além disso, a construção de cada personagem é bastante satisfatória, sobretudo, com relação às relações interpessoais entre eles e aos seus desdobramentos na história. Por ser um drama coreano, não é tão simples assim encontrá-lo na internet para assistir como acontece com as séries americanas. Com relação aos doramas, existem os fansubs, que são equipes de pessoas que se juntam para legendar os episódios de forma gratuita, um trabalho de fãs para fãs. Aos que se interessarem, porque eu super recomendo essa série, é possível encontrar esse k-drama disponível para assistir online no site do Viki e no Kocowa.

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

Comentários