She's Dating the Gangster (2014)

Primeiro pinoy (nome que se dá a filmes e séries filipinas) a que assisto e que me fez ter uma ótima impressão do cinema filipino. No início, não me incomodou o idioma falado pelos atores, uma mistura de inglês com tagalo, acho que já me acostumei aos idiomas orientais... Mas confesso que apesar de ter gostado do filme desde o início, a gente sempre acaba se deparando com algo que estraga algumas de suas expectativas... Mas muita calma nessa hora... o filme não é ruim, mas eu que achei o final, quero dizer, uma parte do final, eu achei muito "como assim?!, depois de todo esse tempo, como pode terminar desse jeito, não, eu não aceito", enfim.... leiam a resenha até o final e espero que vocês gostem. [Pode conter spoiler]


Título Original: She's Dating the Gangster
Direção: Cathy Garcia-Molina
Roteiro: Carmi Raymundo; Charlene Grace; Bianca Bernardino
País de Origem: Filipinas
Gênero: Comédia Româtica
Duração: 105 min
Ano de Lançamento: 2014

Baseado no best-seller homônimo, da escritora de pop fiction, Bianca Bernardino, o filme conta a história de amor de Athena Dizon (Kathryn Bernardo/ Dawn Zulueta) e de Kenji Delos Reyes (Daniel Padilla/ Richard Gomez). Uma história que tinha tudo para dar certo, até descobrir-se que a ex-namorada de Kenji estava muito doente. Anos depois, a história de amor deles volta à tona, agora na narrativa da sobrinha de Athena, Kelai (Kathryn Bernardo), que vai atrás de Kenji para atender a um pedido da sua tia. Nessa missão, ela conhece o filho de Kenji, o mimado e irritante, Kenneth (Daniel Padilla), que vai acabar atrapalhando bastante na sua boa ação.



O filme começa com um casamento. Nesse casamento, Kenneth é pego dando uns amassos na neta de um dos convidados. O vovôzinho irritado, pega a bengala e ameaça bater nele e é quando o rapaz sai correndo e derruba o bolo do casório. Nesse ínterim, ele briga com o pai, Kenji (Richard Gomez) e deseja que ele tivesse morrido no lugar de sua mãe. Após essa briga, Kenji viaja de avião, mas seu avião é dado como desaparecido e todo o drama na vida de Kenneth começa. É apenas depois do acidente de avião do pai que ele conhece Kelai e descobre coisas sobre o passado de seu pai.



Eu gostei pacas do romance entre Kenji e Athena... apesar de todos os clichês de filmes de sessão da tarde, eu quase tinha ataques de emoção quando os dois apareciam... sabe aquela química incrível entre os atores? Mais do que isso, os dois são tão bons atores que não dá para confundir os personagens... a Kathryn parece outra pessoa no papel de Athena e de Kelai. Não tem como confundir em nenhum momento, e não é o corte do cabelo nem as roupas, é a atuação que transforma essas duas personagens em realmente duas personagens, espero que vocês estejam me entendendo (risos). A mesma coisa com os personagens do Daniel... eles atuaram super bem!



Apesar de ser o tipo de filme sessão da tarde, a história não é tão boba assim. Há doses certas de comédia e de drama. O que dá um tom de equilíbrio às cenas tristes do filme. Além disso, o filme é bastante colorido, reforçando a escolha não aleatória dessa paleta de cores. É um filme que se passa numa escola, com personagens adolescentes, na efervescência dos hormônios, que têm que lidar com amores mal resolvidos, etc. Tudo gira em torno de tornar o filme mais ameno e menos dramático, pois há dois momentos extremamente dramáticos no filme, um que explica como a mãe de Kenneth morreu e por que Kenji se casou com ela e o reencontro de Athena e Kenji depois de tantos anos.



Pode ser um filme clichê, mas a dinâmica dos atores, dos personagens, do enredo, tornaram o filme interessante e não tão óbvio assim. O que quero dizer com isso? Mesmo que seja aquele tipo de filme sessão da tarde, ele não é um filme de sessão da tarde. A história ganha profundidade em alguns momentos, mas é atenuado visto que o intuito do mesmo não é focar no melodrama, até porque o filme é voltado para um público juvenil, ou seja, para os leitores do livro da Bianca Bernardino.



Por ter sido meu primeiro pinoy, tenho um carinho imenso por essa história, apesar de alguns desdobramentos partirem meu coração em pedaços. Carinho esse que me fez pesquisar mais filmes com esse casal de atores. Espero ter despertado a curiosidade ou o interesse de vocês pelo cinema filipino. Aguardem que tenho mais resenhas de pinoys para vocês. Recomendo que assistam, sempre é bom ver filmes "leves" de vez em quando. Até a próxima.

Nota: ⭐⭐⭐⭐

Comentários