Present Perfect (2014)

Para falar a verdade, eu gosto muito de cinema asiático. Muitos filmes acabam sendo grandes achados. E um desses achados é esse média-metragem tailandês. Um filme, a priori, bastante despretensioso mas que à medida que vamos assistindo, vamos percebendo a grande carga dramática do enredo até nos depararmos com umas das revelações mais emocionantes do filme inteiro.


Título Original: หากว่าย้อนเวลากลับไปได้
Direção: Nattawut Poonpiriya
Roteiro: Nattawut Poonpiriya; Wattanapong Wongwan
País de Origem: Tailândia
Gênero: Drama
Duração: 40 min
Ano de Lançamento: 2014

Pam (Aom Sucharat Manaying) é uma jovem que adora festas e ama a sua vida de solteira. Mas sua vida tranquila é abalada com a chegada de sua sobrinha, UK (Natthaya Ongsritragul), e embora elas sejam tia e sobrinha, UK não conhecia a tia ainda. Agora, Pam tem que lidar com uma nova rotina durante 10 dias, enquanto tenta superar um amor do passado e suas lembranças.

Pam vive sozinha num belo apartamento. Sua vida é regada a festas e noitadas de bebedeira. Resumindo: para ela, sua vida de solteira é ma-ra-vi-lho-sa! Mas tudo isso muda quando sua irmã mais velha, Pee (Oraphan Artsamat), aparece pedindo para ela cuidar de UK durante alguns dias. Pam se mostra meio resistente, mas acaba aceitando tomar conta da sobrinha.



Como o filme é curto, a aproximação de Pam e de UK com o vizinho Best (Anavil Charttong) é bem rápida, além disso, a aparição do ex namorado de Pam, Tum (Wutthiwat Thiticharatthanachoe), também é bem rápida... mas nada que comprometa a fluidez do filme, até porque o foco do filme é na relação entre Pam e UK. Apesar de ser um curta, o filme não deixa pontas soltas. O roteiro é bem redondo e por isso mesmo me deu muita pena pelo fato de o filme ser tão curto pra um enredo tão dramático e, de certa forma, complexo.

O filme é recheado de cenas fofas, bonitas e envolventes... A presença de Best na vida das duas vai sendo gradualmente construída. Elas conhecem Best num momento bem inusitado, mas aos poucos ele se torna amigo de UK e quando você percebe, ele já é íntimo de todos, inclusive de Boy (Niti Chaichitathorn), melhor amigo de Pam. E até o próprio Boy incentiva que Pam se interesse por ele e esqueça tudo o que sofreu com Tum.



A relação entre Pam e UK é bem interessante. No início, Pam não abre mão do seu estilo de vida, mas aos poucos isso vai mudando. Pam se apega bastante à sobrinha... e as duas desenvolvem uma forte ligação. Depois que Tum vai à casa de Pam, UK encontra a tia chorando no sofá e a consola... Gente, essa cena me fez chorar horrores... A atriz que interpreta a UK atuou super bem... adorei a UK e a atriz é uma fofa! Ela e Aom estavam lindas juntas. Uma pena ser apenas um curta, pois a história é muito densa, à medida que vamos conhecendo os segredos por trás do fim do relacionamento de Pam e Tum. Uma história bastante envolvente e emocionante. Certamente, uma pérola do cinema asiático contemporâneo. Vale a pena assistir. Recomendo.

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

Comentários