Nausicaä do Vale do Vento (1984)

Uma garota que tem uma forte ligação com os animais e com a natureza vivendo num mundo onde tudo pode ser destruído apenas com o sopro do vento, só poderia ser coisa do Miyazaki-sensei. A partir desse clima de fragilidade que pode levar o mundo todo à destruição, Nausicaä se mostra uma princesa sábia e destemida.


Título Original: 風の谷のナウシカ (Kaze no Tani no Nausicaä)
Direção/ Roteiro: Hayao Miyazaki
País de Origem: Japão
Gênero: Animação, Drama, Fantasia
Duração: 116 min
Ano de Lançamento: 1984

Mil anos após os "Sete Dias de Fogo", a Terra é um lugar tomado pelo clima árido, pelas águas ácidas, pelos solos mortos e pelas gigantescas florestas repletas de plantas venenosas chamadas de Fukai, onde apenas insetos gigantes conseguem sobreviver. juntamente com os Ohmu, os senhores da Fukai. Não existem lugares seguros e livres dos esporos venenosos da Fukai e um dos poucos lugares assim é o "Vale dos Ventos", cujas fortes correntes de ar mantêm o Vale livre dos esporos venenosos.

Nausicaä é a jovem princesa desse vale. Ela estuda com afinco sobre a Fukai, as plantas e os insetos, em especial, os Ohmu, em busca de respostas e de uma cura para o veneno mortal. Entretanto, a paz do Vale do Vento fica ameaçada quando Nausicaä e seu povo se vêem no meio de uma guerra entre os reinos de Torumekian e Pejite, ambos em busca de uma arma de poder imenso, uma das armas responsável pelos "Sete Dias de Fogo".



Confesso que sou assumidamente fã das animações do sensei Miyazaki, gosto dos traços dos desenhos e mais ainda do enredo das histórias. Nausicaä conta a história de uma princesa destemida e corajosa. É admirada e amada pelo seu povo sendo o exemplo de todos, por sua firmeza, honestidade e carisma. Nausicaä tem uma ligação com os animais, principalmente, com os insetos que protegem a Fukai (na legenda, a Fukai é o Mar da Devastação), e essa ligação mostrará que humanos e insetos, após a grande devastação, podem viver juntos e em harmonia.

Essa ligação de Nausicaä com os insetos é inspirada num conto do folclore japonês "A princesa que amava insetos". E além disso, a escolha do nome da personagem, é em homenagem à princesa que ajudou Ulisses, na Odisseia de Homero. Nausicaä é jovem, corajosa e, sobretudo, carismática. Uma outra curiosidade, bastante interessante sobre Nausicaä, é que Miyazaki passou 12 anos desenhando o mangá sobre a história da princesa do vale do vento. No Brasil, o mangá foi traduzido pela Editora Conrad, que cancelou as tiragens do mangá no volume 5, sem lançar as edições finais.



O filme de Nausicaä fez tanto sucesso que Miyazaki acabou fundando, em parceira com seu amigo Takahata, o Estúdio Ghibli. E vale salientar que esse sucesso não era nenhum pouco esperado, visto que tudo isso aconteceu num momento extremamente delicado da vida de Miyazaki, pois um ano antes de o filme estrear, a mãe do diretor tinha falecido. Apesar da perda, Nausicaä foi o filme que deu o pontapé inicial na carreira de Miyazaki como diretor de animação e para a criação/fundação do Estúdio Ghibli.

O que acho mais legal nos filmes de Miyazaki é como ele trabalha a relação dos humanos com os animais e a natureza, mostrando o quanto eles são dependentes um do outro e quando há desequilíbrio, essa relação sofre o contraste. Aponto esse detalhe como uma das características  mais marcantes das produções de Miyazaki, assim como o gosto pela aviação, ecologia e suas consequências e a ausência de um vilão. Sim, não é muito comum ver vilão nas animações de Miyazaki e é isso que também faz eu gostar mais ainda de seus filmes. Nausicaä nos traz uma heroína corajosa e destemida, mas que também é um grande exemplo para seu povo. Um excelente filme e uma excelente animação para se ver em qualquer idade. Recomendo.

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

Comentários