A Viagem de Chihiro (2001)

A viagem de Chihiro foi a primeira animação que assisti do Miyazaki-sensei e posso dizer com certeza que meu carinho por esse filme é tão imenso que quantas mais vezes eu assista a ele mais vezes me surpreendo e me emociono. Mesmo que eu já tenha visto esse filme cinco vezes, não pude deixar de me emocionar e de sentir novas sensações... Como não deixar de se emocionar quando todos estão a favor da Chihiro, inclusive a própria Yubaba, a feiticeira? E mais, a própria Zeniba, irmã gêmea da Yubaba, que também é feiticeira, apoia e protege Chihiro. Sem dúvidas essa animação continuará sendo por muito tempo a melhor animação que já vi na vida.


Título Original: 千と千尋の神隠し(Sen to Chihiro no Kamikakushi)
Direção/ Roteiro: Hayao Miyazaki
País de Origem: Japão
Gênero: Animação, Aventura, Fantasia, Romance
Duração: 124 min
Ano de Lançamento: 2001

Chihiro é uma garota de 10 anos muito mimada que está tendo que se mudar com os pais para outra cidade. Bastante mal humorada e sem fazer nenhum esforço para esconder a sua raiva, Chihiro acaba fazendo com que seu pai erre o caminho para chegar em casa e acabam estacionando de frente a um túnel guardado por estátuas assustadoras, no entanto, mal sabiam eles que aquele túnel daria para o mundo dos espíritos e dos deuses e muito menos que Chihiro teria um grande desafio para enfrentar.

Chihiro passa o início do filme todo contrariada por estar sendo obrigada a se mudar de cidade e ficar longe de seus amigos. No entanto, ao se deparar com uma situação totalmente nova e inusitada, ela precisa mudar sua postura e seu modo de pensar. É interessante como é mostrado no filme que Chihiro não tem o hábito de agradecer às pessoas e nem de ser educada. Isso acaba se tornando uma mudança gradativa na vida e na personalidade dela. O maior choque que ela tem, é quando vê seus pais transformados em porcos e quando ela pode simplesmente desaparecer para sempre no mundo dos espíritos.



Mas Chihiro não está completamente sozinha nesse mundo, Haku é um menino-dragão que aparece para ajudá-la, já que num passado não muito distante, os dois se conheceram de alguma forma. Nesse novo lugar, Chihiro precisa trabalhar e a única forma de fazer isso é pedir à Yubaba que lhe dê um emprego. No entanto, o que Chihiro não sabe é que o maior trunfo de Yubaba é roubar o nome das pessoas para mantê-las presas para sempre em sua casa de banho. A partir desse momento, Chihiro passa a se chamar Sen. Mas Haku é o único que consegue lembrar seu nome verdadeiro e é com a ajuda dele que ela esconde seu verdadeiro nome num lugar secreto.

Como na maioria das animações de Miyazaki, não há o vilão da história, existem aqueles personagens que podem ser bons ou maus, mas não o típico vilão que só está ali com o único objetivo de atrapalhar gravemente o herói. Yubaba é uma feiticeira assim como sua irmã gêmea Zeniba. A primeira aparição de Zeniba na história é em forma de mosquitos de papéis que estão perseguindo Haku que roubara um carimbo muito importante de sua casa. Nesse momento, Zeniba parece ser mais cruel que a sua irmã, pois quando Chihiro sabe da existência dela, ela faz com que seu sobrinho, o bebê gigante filho de Yubaba, se transforme num rato.



Também é após esse instante que Chihiro toma uma difícil decisão, salvar a vida de Haku e a de seus pais. Após ver Haku extremamente ferido e após a grande confusão na casa de banho por causa do Sem Rosto, Chihiro pega suas coisas e juntamente com o bebê gigante, filho de Yubaba e com a ave escudeira da feiticeira, ela parte numa viagem de trem só de ida para a casa de Zeniba. O engraçado é que como companheiro de viagem, Chihiro leva o Sem Rosto.

O episódio do Sem Rosto é bem interessante. Ele aparece como um personagem enigmático e que mesmo Chihiro prendendo a respiração é o único que ainda consegue vê-la atravessando a ponte com Haku. Além disso, fica meio claro que o Sem Rosto é um pouco ignorante com relação a algumas regras da casa de banho e engana a todos com a sua falsa magia de fazer brotar ouro de suas mãos. Outra coisa também, é que ele parece estar obcecado por Chihiro, por isso, as suas diversas tentativas de ajudá-la sempre que possível.



Na viagem para a casa de Zeniba, Chihiro tenta devolver o carimbo que Haku roubara para poder salvar a sua vida, já que aquele que se apoderasse do carimbo sem permissão deveria ser morto. Quando Zeniba esclarece tudo para Chihiro, até mesmo que o encanto sobre o sobrinho de deixá-lo na forma de um rato já tinha acabado e que ele poderia voltar a sua verdadeira forma quando quisesse, ela descobre que Zeniba não é tão má quanto parecia. Além disso, Yubaba também acaba se deixando levar pela simpatia que Chihiro tem ao longo da trama. De certa forma, Chihiro muda com as experiências vividas e muda a vida das pessoas próximas a ela.

Pela magia da história e por não seguir um roteiro pré-determinado, para mim, A viagem de Chihiro é e sempre será uma das melhores animações que já vi na vida. Reza a lenda que Hayao Miyazaki foi desenhando a história de Chihiro conforme as ideias iam surgindo na cabeça. Não sei se foi por essa razão ou por outra, mas Chihiro conseguiu ser uma das histórias mais dinâmicas e fluidas que já tive o prazer de conhecer. Se você não viu ainda, como diria um professor meu da universidade, "tem que ver hoje".

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

Comentários

  1. eu vi a pouco tempo,ao meu ver falto mais explicação de porq foi para naquele mundo e o que era o laço que a outra bruxa deu a ela

    ResponderExcluir
  2. Olá, Poseidon, tudo bem? Obrigada por comentar <3

    Então... esse filme do Miyazaki não foi desenvolvido em cima de um roteiro pronto, o roteiro foi sendo criado à medida que o diretor foi fazendo o filme. Existe, na mitologia japonesa, a crença de existem espíritos da natureza e, em virtude disso, a existência de mundos espirituais. Veja que os pais de Chihiro estão perdidos e estão numa floresta que tem um túnel "mágico", digamos assim, ou seja, vemos condições propícias para a existência de um mundo espiritual, já que lá não tem pessoas, aliás, humanos nem são bem vindos lá, tanto que Chihiro precisa comer algo daquele mundo para poder continuar existindo, se não, ela poderia desaparecer.

    Como os humanos não são bem vindos, os pais de Chihiro acabam sendo punidos pela transgressão que eles cometem ao comerem a oferenda dos espíritos, e por profanarem a comida sagrada lá, eles são transformados em porcos. Para ter os pais de volta, Chihiro fará de tudo para levá-los de volta para o mundo real. E por isso ela acaba quase esquecendo quem realmente é nessa jornada.

    As bruxas que aparecem no mundo espiritual são irmãs, mas as duas não são estereótipos de bruxas malvadas que estamos acostumados a ver. A outra bruxa dá um laço a Chihiro para que ela volte em segurança. Por ser um mundo mágico, Chihiro ganha um laço mágico para usar quando fosse necessário, afinal, mesmo não sendo bruxas malvadas, a Yubaba não é de confiança e para ter os pais de volta, Chihiro precisava ser esperta para não ser enganada.

    Espero que você tenha gostado do filme porque esse é um dos meus filmes de animação preferidos!!

    Não deixe de visitar o blog, seus comentários e sugestões são sempre bem vindos... =)

    ResponderExcluir

Postar um comentário