A Menina sem Qualidades (2013)

Comecei a ver essa série por dois motivos: 1- aparecia numa lista do Buzzfeed com atestado garantido de ser boa e 2- porque eu queria ver a atuação da Bianca Comparato. Uma das primeiras cenas do primeiro episódio já começou fazendo referência a um filme francês que eu gosto muito, A Bela Junie (2008), quando Ana rebate o professor acerca de ter dois pontos de vista sobre um mesmo fato. Ou seja, meio que me ganhou de cara. [Pode conter spoilers].


Título Original: A Menina sem Qualidades
Criação: Felipe Hirsch; Renata Melo
País de Origem: Brasil
Gênero: Drama
Duração: 12 episódios - 30 min
Ano de Lançamento: 2013

A Menina sem Qualidades é uma série nacional baseada no romance alemão Spieltrieb, de Juli Zeh. Ana (Bianca Comparato) é uma garota inteligente, perspicaz, entretanto, não entende ainda os limites que é preciso ter para que as suas ações não façam mal às outras pessoas. Além disso, Ana é incompreendida pela grande maioria de seus colegas, mas no fundo no fundo, ela é uma menina solitária que tenta se esconder em seu próprio universo para não sofrer.



Apesar de parecer uma história sobre uma garota introspectiva, Ana na verdade é bastante meticulosa e maquiavélica. Toda a sua natureza cruel e implacável torna-se mais palpável e evidente depois que ela conhece o sociopata, Alex (Rodrigo Pandolfo), um aluno recém transferido na sua turma. Alex é frio, calculista e sabe exatamente o que quer e sabe também como atingir as pessoas da forma como ele bem entende. Todas as pessoas a sua volta são formiguinhas que ele manipula usando um lupa refletindo raios quentes de sol.



Ana fica fascinada por ele. Mesmo sabendo que ela é apenas mais uma ferramenta em suas mãos, embora tenha plena consciência disso, Ana se deixa levar e embarca nas armadilhas e tramas de Alex. Para ele, tudo é um jogo. E testar os limites de cada ser humano torna-se uma brincadeira divertida para aquele que tem o poder sobre o outro. A vítima da vez para os dois acaba sendo o professor de Filosofia, Tristan (Javier Drolas). O argentino casado com Bianca (Inés Efron), que sofre de depressão, tenta lidar com a crise em seu casamento e, posteriormente, com as chantagens dessa dupla de alunos.



A Menina sem Qualidades é uma trama bem elaborada que traz uma reflexão bastante interessante acerca das relações de poder e até que ponto suas ações podem destruir a vida de alguém. Até que ponto as ações são inocentes ou inconsequentes e até que ponto essas ações cruzam ou não a fronteira do que é bom e do que é mal. Uma série densa, complexa e uma ótima opção para você que nunca viu uma série brasileira antes. Confesso que nunca tinha assistido a uma série nacional e começar com essa série foi algo muito positivo. Recomendo. A Bianca está incrível nesse papel. Vale a pena.

Nota: ⭐⭐⭐

Comentários