My ID is Gangnam Beauty (2018)

Eu adoro quando as histórias mais legais são aquelas que você encontra por acaso. Encontrei esse k-drama sem estar procurando por ele e me gostei bastante. É um romance fofo, um pouco clichê, mas com um casal super shippável. Além disso, o melhor de tudo é que não é uma história cheia de maldades mirabolantes e nem a mocinha fica no canto chorando encolhida, esperando ser salva pelo seu oppa. Apesar de tímida, a nossa heroína sabe tomar atitude quando é preciso - risos.


Título Original: 내 ID는 강남미인 (Nae Aidineun Gangnammiin) 
Criação: Choi Sung Bum 
País de Origem: Coreia do Sul 
Gênero: Comédia, Drama, Romance 
Duração: 16 episódios - 60 min 
Ano de Lançamento: 2018

Uma aspirante a perfumista, Kang Mi Rae (Lim Soo Hyang), sofreu bullying sua vida inteira por ser considerada "feia". Devido a sua insegurança, ela faz cirurgia plástica e aparece na universidade como uma nova pessoa, mas o bullying não para por aí. Ela logo é maltratada por conta de seu novo rosto e ganha o apelido de "Beleza de Gangnam". Do Kyung Suk (Cha Eun Woo) é seu colega de turma, ele é rico, lindo, inteligente e parece ter tudo, além de ter uma atitude fria que esconde sua essência afetuosa. Ele se apaixona por Kang Mi Rae e quer mostrar a ela que a verdadeira beleza vem de dentro, mas para que eles fiquem juntos, eles precisarão passar por cima de muitas coisas.


O k-drama é baseado na webtoon homônima, criada por Gi Maeng-gi, que ficou muito popular na Coreia. Embora fazer cirurgias plásticas, para nós, no Brasil, não seja visto como algo ruim ou negativo, mudanças bruscas são vistas, na Coreia, como um tipo de falsificação, digamos assim, o que explica todo o martírio que a Mi Rae passa ao ser chamada de "Beleza de Gangam" (o equivalente à beleza falsa, comprada) e até mesmo boneca plastificada. A série retrata ao máximo o valor que as pessoas dão à beleza exterior em detrimento do que as pessoas verdadeiramente são, sendo esse o seu principal mote narrativo, além do romance entre os protagonistas, é claro.


Do Kyung Suk e Mi Rae acabam se reencontrando na faculdade de química. Desde quando eram colegas de escola, Kyung Suk sempre achou Mi Rae fofa e por continuar achando isso, seus sentimentos por ela só se intensificaram ao se reencontrarem na universidade. Por causa do bullying que sofreu dos colegas, Mi Rae não conseguiu perceber que Kyung Suk não era igual aos demais, e o fato de eles não serem próximos só contribuiu para que ela pensasse que todas a maltratavam indiscriminadamente. No entanto, mesmo com tantas plásticas, Kyung Suk não só lembra da Mi Rae criança, como fica interessado nela logo de cara. É a partir daí que o romance entre eles começa a ganhar forma, mas os percalços para que eles fiquem de fato juntos são muitos. 


Mi Rae, mesmo após passar por vários procedimentos estéticos, ainda mantém a insegurança que adquiriu devido aos anos de bullying que sofreu na escola. No entanto, fica claro que ela apenas tentou fazer essa mudança para poder viver melhor, podendo finalmente mostrar externamente toda a sua beleza interior. Como contraponto a nossa protagonista, temos Hyun Soo Ah (Jo Woo Ri), que representa a garota verdadeiramente linda, porém feia por dentro. Ela passa o tempo todo exibindo a naturalidade da sua beleza, enquanto esconde um ódio terrível por Mi Rae, uma garota que sequer nasceu bonita, mas que conquistou o coração de Kyung Suk, o seu interesse amoroso. Embora pareça ser uma pessoa doce e prestativa, Soo Ah guarda vários segredos e é uma das pessoas mais desprezíveis e manipuladoras da série. Mesmo que você consiga entender as suas razões para ser assim, ela é muito fria e calculista, sempre disposta a usar as pessoas para conseguir o que quer. 


My ID is Gangnam Beauty, embora trate do tema com certa leveza, é uma série que traz muitas reflexões de como somos como pessoas e o quanto podemos ser ruins com nossos semelhantes. É escancarado como as pessoas bonitas são sempre muito bem tratadas, mesmo que elas sejam horríveis por dentro e vivam uma vida de mentira, como é o caso da Soo Ah. Fica claro, desde o início, que a Mi Rae só fez plástica, porque ela teve uma vida muito sofrida. Ela quer ser uma pessoa "normal" e fazer coisas "normais" sem ser maltratada. Tudo isso era para dar certo, se não fosse pela Soo Ah. De qualquer forma, a mensagem que o drama passa é muito importante, para que a gente possa enxergar o que as pessoas têm de bom por dentro independente da beleza exterior. Além disso, a série também traz personagens incríveis, como a mãe de Kyung Suk, Na Hye Sung (Park Joo Mi), e, no final, consegue nos convencer que a Soo Ah não é tão ruim assim. No mais, super recomendo esse drama e espero que vocês também se apaixonem pela Mi Rae e pelo Kyung Suk: eles são muito fofos juntos!! [Disponível na Netflix].

Nota: ⭐⭐⭐⭐

Comentários