Um curta que levou três anos para ser produzido. E apesar dos breves três minutos de animação, Puparia enche sua mente de dúvidas e de incertezas. E tudo isso acontece porque Shingo Tamagawa, o criador desse filme, estava passando por um período de desilusão em sua vida. Ele estava desacreditado sobre o seu futuro e sobre a sua carreira no mundo da animação, visto que esse universo é extremamente concorrido no Japão. Enquanto atravessava esse período de introspecção e de isolamento, Tamagawa disse que começou a ver uma mudança inexorável que estava se aproximando da humanidade. Mas que tipo de mudança seria essa?
Título Original: Puparia
Direção/ Roteiro: Shingo Tamagawa
País de Origem: Japão
Gênero: Animação, Curta
Duração: 3 min
Ano de Lançamento: 2020
O curta é extremamente bem feito. As cores, os personagens, a riqueza de detalhes: tudo contribui para gerar o incômodo e o desconforto que, certamente, o autor sentia/sentiu. Logo no início, vemos uma garota sentada no chão nos encarando. Ela permanece sentada por alguns segundos com o olhar, insistentemente, fixo em quem está assistindo. De repente, após várias borboletas aparecerem voando, a jovem se levanta e vai embora. Em seguida, somos apresentados a um homem magro e curvado, exalando um ar de cansaço e de resignação. No entanto, algo lhe chama a atenção e uma pupa gigante com olhos arregalados enormes parte em sua direção percorrendo um longo corredor, cruzando várias portas que estão abertas.
O filme não explica nada. Além disso, é uma animação sem diálogos e que tem uma estética bem surrealista. Para você entender esse filme, é necessário conhecer um pouco sobre o Tamagawa. O homem magro e curvado seria ele? O filme seria uma extensão da sua própria angústia e descontentamento com os valores morais da sociedade? Existe um documentário de 20 minutos no qual o diretor do filme fala sobre Puparia e sobre o seu significado. Puparia vem do inglês puparium (que ao meu ver, parece mais que veio do latim, anyway...), que significa pupa, uma das fases da borboleta durante a metamorfose, seria o mesmo que crisálida.
A simbologia por trás da crisálida e da borboleta azul, que aparece em momentos específicos do filme, remete não só à mudança, como também à esperança, já que a borboleta azul representa algo como boa sorte, seria um tipo de pássaro azul, como do poema do Bukowski, ou seja, uma representação de algo positivo além da vida medíocre e sem sentido vivida pelos personagens da animação. Vale ressaltar que o filme te abre margem para diversas interpretações. A minha humilde opinião se concentra no fato de o filme ser uma mensagem de esperança e de conforto, tratando as mudanças na vida e nos valores morais como algo natural e orgânico.
No final da animação, vemos um personagem andrógino, meio indígena, meio futurista, que aparece cercado por uma multidão de olhos arregalados que o encara em silêncio. Há um close na multidão, até focar em um garoto que não pisca os olhos, nem quando uma borboleta azul voa perto de sua cabeça. Em seguida, a figura meio indígena, meio futurista olha para o lado, para trás e se volta para a "câmera" e sorri. Mas não apenas um sorriso com os lábios, mas com os olhos. E é apenas nesse momento que os olhos transmitem uma mensagem, já que, ao longo da animação, os personagens sempre têm um olhar fixo, estático, sem brilho, quase como olhos de vidro. Apenas encarando.
O menino na multidão é o mesmo homem magro e curvado que aparece no início? O menino representa o futuro da humanidade, já que são as crianças o futuro da nação? A multidão encarando o personagem meio indígena, meio futurista - essa possível versão de herói salvador da pátria - seria uma visão trazida pela pupa gigante que estava avançando para cima do homem magro e curvado? O filme seria apenas um sonho com diversas camadas a serem compreendidas, mas que não estamos prontos ainda para perceber, tal como uma explicação psicanalítica da fantasia? Puparia é um curta que incomoda, que te dá desconforto, mas ao mesmo tempo tenta te dizer que algo está mudando drasticamente, mas que podemos ser ou testemunhas ou sujeitos dessa jornada. Eu recomendo muito esse curta, que está disponível no Youtube. Vale muito a pena, apenas vejam!!
Nota: ⭐⭐⭐⭐
O poder das Animações, adoro ver boas histórias como essas.
ResponderExcluirExatamente, não dá para subestimar... animações podem ser incríveis e contar uma história que faz a gente pensar nela por uma vida inteira... a arte é foda
ExcluirInevitavelmente acabei de assistir o curta rsrsrs! 😍
ResponderExcluirAaaahhhh, que coisa boa!! Espero que você tenha gostado e me conta o que você achou. 😍
Excluir