Mais um filme nacional que tenta enveredar pelo modelo de comédia romântica americana. Envolvendo a mesma temática de Esposa de Aluguel (Netflix), Procura-se consegue se sair melhor devido à grande química entre os atores que, na vida real, são casados... no entanto, no que diz respeito a uma boa trama, a película deixa a desejar em alguns aspectos. [Pode conter spoiler].
Título Original: Procura-se
Direção: Marcelo Antunez
Roteiro: Angélica Lopes; Carina Rissi
País de Origem: Brasil
Gênero: Comédia, Romance
Duração: 97 min
Ano de Lançamento: 2022
Alicia (Camila Queiroz) é rica, viajada, baladeira e inconsequente. Após a morte do amado avô, a única pessoa que tem no mundo, a garota vê sua vida ruir com a abertura do testamento. Vô Narciso (Jonas Bloch) a excluiu da herança, alegando que a neta não tem maturidade suficiente para assumir seu império a não ser, é claro, que esteja devidamente casada. Determinada a permanecer solteira e livre, Alicia decide burlar o testamento com um plano maluco e audacioso: ela decide procurar por um marido de aluguel. É aí que entra Max (Klebber Toledo), um dos funcionários da empresa de seu avô que, apesar de não se dar nada bem com Alicia, pode usar um casamento a seu favor para ganhar mais respeito e credibilidade, enquanto concorre a uma promoção no trabalho.
O filme é uma adaptação do livro Procura-se um Marido, da escritora brasileira Carina Rissi. Como em toda adaptação, escolhas no roteiro acabam sendo feitas e nem todas elas agradam a todo mundo. No entanto, o roteiro do filme é assinado pela própria Carina, que soube trazer alguns elementos essenciais dos personagens, embora muita coisa esteja diferente. As principais críticas giram em torno de os atores não se parecerem fisicamente com os personagens do livro e, sobretudo, por ser um filme de apenas uma hora e meia para dar conta de adaptar um livro de 476 páginas! Apesar do desafio, o filme consegue trazer a essência dos personagens, mostrando uma Alicia mimada, festeira e despreocupada com a vida e com as obrigações da vida adulta; um Max sério, extremamente organizado e ligado à família e; uma amizade feminina cheia de afinidade e de cumplicidade.
É louvável a tentativa de se investir em comédias românticas, visto que é um gênero que nunca sai de moda e que pode se reinventar o tempo todo. Além disso, quem não gosta de histórias em que os protagonistas começam com uma farsa, se apaixonam no meio do caminho e no final acabam juntos? Obviamente, por ser muito mais curto do que o livro, o filme deixa escapar a evolução do relacionamento entre Alicia e Max, acelerando o desenrolar dos acontecimentos e deixando alguns personagens sem a sua devida conclusão, como o caso do irmão de Max e o caso da herança, já que, no livro, o avô não "deserda" a neta, apenas instrui que ela só poderá assumir todos os seus bens, após estar casada há pelo menos um ano, no entanto, no filme, surge uma cláusula de que Alicia perderia tudo se fosse descoberto que o relacionamento era fajuto, além disso, Alicia "abre" mão da herança para tentar reconquistar Max, mas em nenhum momento fica claro se ela realmente perde ou não o direito aos seus bens.
Para quem gosta de comédia romântica, eu indico e recomendo. Mas assista ciente de que é um filme sem muitas pretensões e que cumpre com a sua proposta: apresentar um casal enemies to lovers; uma garota de 24 anos que deseja curtir a vida e a sua liberdade e que não acredita no amor verdadeiro; uma jovem que aprende a ser adulta e amadurece diante das dificuldades que precisa enfrentar após a morte do avô e; um romance fofo, cheio de química e que deixa o coração quentinho, apesar de algumas falhas de roteiro, sobretudo, na caracterização do Max, que é menos sedutor, mais retraído e menos misterioso do que o Max do livro. No mais, vale a pena conferir, no entanto, eu acredito que a adaptação do livro teria funcionado muito melhor se fosse adaptado para uma série, pois os personagens poderiam ser melhor desenvolvidos e poderíamos curtir - sem atropelos e sem afobação - a química do casal protagonista.
Nota: ⭐⭐⭐
Adoro essas histórias, e diante dessa resenha, vou assistir pra conferir!
ResponderExcluirEu tb adoro... por isso resolvi assistir a esse filme... pena que foi um pouco corrido, mas diverte.
Excluir