Aggressive Retsuko (2018)

Retsuko é uma jovem panda-vermelho de 25 anos. Sua vida muda completamente quando começa a trabalhar no departamento de contabilidade de uma trading company japonesa. Depois de 5 anos como funcionária dessa empresa, Retsuko precisa lidar com frustrações constantes, além de sofrer abusos de poder dos seus superiores. Para descarregar a tensão, ela mantém um segredo, que é ir ao karaokê todas as noites para cantar death metal. Mas mesmo com uma vida tão marcada pela rotina, Retsuko descobrirá que seu relacionamento com os colegas do trabalho podem lhe trazer coisas boas... ou não.


Título Original: アグレッシブ烈子 (Aguresshibu Retsuko)
Roteiro/ Arte: Rarecho
Gênero: Comédia, Drama, Musical
Anime: 100 episódios (2016)
Original Net Animation: 40 episódios (2018-2021)

Se você ainda não viu Aggretsuko, deveria. Gosto bastante de histórias sobre o cotidiano, sobre aprendizados, sobre situações que necessitam ser pensadas antes de se tomar uma decisão. Apesar do alívio cômico, Retsuko vivencia situações muito desgastantes para qualquer pessoa adulta, ainda mais no seu ambiente de trabalho. Nós sabemos que existem leis trabalhistas que "amparam" o trabalhador, mas nós sabemos que na prática não é bem isso o que acontece.


Fica claro desde o início que Retsuko é bastante eficiente, mas também fica claro o quanto ela detesta o chefe Porcão. Além dele, ela ainda tem que aturar a mandona e escorona da Tsubone, que torce muito para que as pessoas fracassem de algum modo. O escritório onde Retsuko trabalha tem uma versão caricata de cada tipo que a gente encontra nesses ambientes, digamos assim. Um deles, por exemplo, é o puxa-saco, que fica o tempo todo babando o ovo do chefe que não faz nada.


Além deles, tem a super fofoqueira da Kabae, que é uma hipopótamo-fêmea de meia idade que nunca consegue segurar a língua dentro da boca, mas apesar de ser fofoqueira, ela não é tão maliciosa, como a oportunista da Tsunoda, que é uma gazela puxa-saco que faz de tudo para jogar suas obrigações nas costas dos outros colegas. Dentro desse pequeno inferno, Retsuko ainda pode contar com dois colegas mais chegados a ela, Fenneko e Haida.


Fenneko é uma raposa altamente perspicaz e perceptiva, ela é capaz de deduzir o estado mental das pessoas apenas observando elas, entretanto, apesar de amiga da Retsuko, ela não é tão prestativa assim, já que quando Retsuko precisa fazer hora extra, ela não ajuda muito. Haida é o colega hiena de meia-idade que é apaixonado pela nossa heroína, mesmo gostando dela, ela nem dá bola pra ele, porque acaba conhecendo um panda-vermelho macho, Resasuke, que não é nada parecido com o que ela idealizou dele.


Mesmo inserida nesse universo, com poucos amigos e limitada pela rotina, Retsuko conhece duas companheiras que irão mudar seu modo de ver as coisas: Gori, uma gorila que trabalha como diretora de marketing na mesma empresa e, embora pareça intimidante, ela é super sensível e emotiva; e Washimi, uma sagittarius serpentarius que trabalha como secretária do presidente da empresa, apesar de elegante e aparentemente gentil, ela é muito confiante, equilibrada e uma boa conselheira. Essas duas amigas farão com que Retsuko desfrute de bons - ou não tão bons assim - momentos na sua vida.


Fazendo um apanhado geral, Aggretsuko é muito divertido, cada episódio tem em média 15 minutos, os temas abordados são bastante comuns e se passam no dia a dia dela, o que de certa forma torna o anime bastante atraente, afinal, quem vai suspeitar que uma criaturinha fofinha como a Retsuko canta death metal para desestressar, não é mesmo? A série é de um modo geral cativante, envolvente e eu recomendo muito para vocês. Vale super a pena dar umas boas risadas e curtir as aventuras da inexperiente Retsuko no quesito viver a vida. 

Nota: ⭐⭐⭐⭐

Comentários