Nodame Cantabile (2001)

Antes de começar a falar sobre a história, vou falar um pouco do sucesso que Nodame Cantabile faz até hoje. O mangá da Ninomiya Tomoko, já na publicação do 3º volume, ganhou o Prêmio Kodansha de Melhor Mangá do ano. O mangá foi publicado durante 9 anos e ainda não foi licenciado no Brasil. Por ser um mangá longo e demográfico josei, as editoras não topam traduzi-lo [uma pena, porque a história é maravilhosa e vale super a pena!]. Mas você pode encontrar a história em várias plataformas diferentes e em formatos distintos também. Nodame ganhou três temporadas em anime (2007, 2008 e 2010); dois OVAs (2008 e 2009); uma versão live-action japonesa com 11 episódios (2006); um remake coreano com 16 episódios, chamado Tomorrow's Cantabile (2014); alguns vários especiais e uma versão para videogame. Nodame continua rendendo muitos frutos para a sua autora, disso não podemos discordar.

Título Original: のだめカンタービレ (Nodame Kantābire)
Roteiro/ Arte: Ninomiya Tomoko
Gênero: Comédia, Drama, Josei, Musical, Romance, Slice of Life
Mangá: 25 volumes (2001)
Anime: 45 episódios (2007)
Live-Action: J-Drama (2016)/ K-Drama (2014)

Aluno de uma das melhores academias de música do Japão, a arrogância de Shinichi Chiaki só é rivalizada pelo seu talento. Chiaki, filho de um famoso pianista, desiste do seu sonho de ser maestro e discípulo de Sebastiano Viera, por causa de problemas do passado, resolvendo no final ser pianista. Após uma briga com seu orientador, ele é relegado à classe dos alunos problemáticos. Mas a sua vida não sofre nenhuma mudança por causa da nova turma, mas tudo muda quando ele conhece Noda Megumi, uma talentosa e desleixada pianista, que vive no apartamento ao lado do seu. Essa estranha garota, que prefere ser chamada de 'Nodame' não sabe cozinhar, limpar e nem mesmo ler uma partitura musical, mas ela pode tocar piano com um incomparável estilo Cantabile!


Nodame toca piano de um modo único, mas ela não sabe ler partituras devido a um trauma de infância, o que acaba dificultando a sua aprendizagem. Entretanto, ela consegue reproduzir uma melodia só de escutar uma única vez. Ela certamente é um prodígio com alguns defeitos. A Nodame é super engraçada, doidinha do juízo, um pouco desligada com a faxina, mas com um amor imenso pelo Chiaki. Embora ele seja um talentoso pianista e violinista, Chiaki é extremamente arrogante, mas toda sua arrogância vai desaparecendo à medida que ele convive com Nodame e com os demais colegas da Orquestra S. Chiaki fica impressionado com a capacidade musical de Nodame, mas o jeito de ser da nossa heroína acaba fazendo com que seu talento demore para ser admirado e apreciado pelas pessoas.


O interessante da história é mostrar que os talentos estão onde menos se espera. Mesmo que Chiaki seja talentoso e queira ser um futuro maestro, ele tem medo de avião e de navio, o que o obriga a ficar morando no Japão e a perder a oportunidade de estudar com o seu antigo instrutor, Sebastiano Vieira. Mas isso muda quando o famoso regente alemão, Franz Von Stresemann, começa a ensinar na universidade de música em que Nodame e Chiaki estudam. Entretanto, o que ninguém imagina é que por trás desse regente brilhante, existe um cara pervertido e presunçoso. É com a chegada de Stresemann que Chiaki tem que lidar com os seus colegas problemáticos. Sobretudo, quando o maestro coloca Chiaki à frente da Orquestra S, obrigando-o a sair de sua zona de conforto e a descobrir e explorar o potencial de seus colegas taxados como "problemáticos".


Sobre os demais personagens, nós temos o perspicaz Mine Ryuutarou, que assim como Nodame, tem um modo bastante peculiar de interpretar as músicas que toca, entretanto, embora seja talentoso, Kyuutarou é extremamente teimoso e tenta mesclar rock e ópera numa coisa só, o que nem sempre dá muito certo. Okuyama Masumi é o tocador de tímpano. Ele é apaixonado por Chiaki desde a primeira vez que o viu e, quando descobre que Nodame usa e abusa de Chiaki, Masumi declara guerra contra ela. No final todos acabam se dando bem, com alguns atritos, mas o que seria de uma amizade em que tudo só dá certo, não é mesmo? Vale salientar que vários outros personagens vão surgindo, afinal, Nodame é uma história longa, com 150 capítulos no total mais um capítulo especial, publicado em 2016. E essa história me agrada justamente por isso, por ser dinâmica, por trazer personagens maravilhosos, que te fazem rir e chorar junto com eles. Eu amo Nodame Cantabile por ser uma história sobre música, sobre amadurecimento e sobre descobertas. Sou suspeita para falar, mas eu super recomendo a leitura!!

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

Comentários