Outro Silêncio - Alice Ruiz

Alice Ruiz escreve haikai desde os anos 80, sendo a principal precursora desse estilo no Brasil. No entanto, é com esse livro que ela retoma a escrita dos haikai na sua essência, ou seja, à forma como era praticada nos tempos de Bashou (século XVII). Embora bastante coisa da cultura japonesa tenha se originado na China, como a própria escrita em si, já que os kanji se originaram de ideogramas chineses, o haikai é fruto exclusivo do Japão.

Título Original: Outro Silêncio

Autora: Alice Ruiz

Gênero: Poesia

Editora: Boa Companhia

Páginas: 96 p.

Ano de Publicação: 2015

O haikai é formado por apenas três versos, constituindo-se de um poema de forma fixa. Cada haikai deve possuir no máximo 17 sílabas métricas, sendo o primeiro e o último versos pentassílabos e o segundo heptassílabo, sendo nesse verso que o haikai se expressa. Sendo assim, Ruiz tenta imprimir em seus poemas a maneira que o haikai foi criado para ser, ou seja, o primeiro verso deve se referir a uma imagem estática, o segundo deve instaurar movimento e o terceiro deve dar continuidade a esse movimento, a essa ação, não possuindo, assim, uma conclusão. Trocando em miúdos, quanto menos explícito for o pensamento do autor, mais haikai isso será.

Matsuo Bashou (1644-1694) foi o principal preconizador do haikai, sendo o responsável por fundar as bases de sua escrita. Segundo ele, apenas quando o espírito se despir da ilusão de um "eu substancial" é que o verdadeiro "eu" aparecerá e através disso surgirá, consequentemente, o estilo do autor. Ou seja, embora o haikai tenha apenas três versos, é possível identificar estilos distintos entre os autores, bem como suas características principais. E isso não seria diferente na poesia de Alice Ruiz.

um fio de fim de lua

na manhã ensolarada

ainda brilha

Seu livro está dividido em quatro partes: primavera, verão, outono e inverno, representando, portanto, a sazonalidade, que seria um dos elementos centrais na construção do haikai, cuja natureza se estabelece na divisão, por essa razão Outro Silêncio se divide nas quatro estações do ano. Apesar de sua forma poética concisa, Alice consegue emergir sua voz feminina e lírica, além de bem-humorada, sensual e sutil em seus versos. Característica da malemolência, digamos assim, que os autores brasileiros imprimiram aos haikai, como Millôr Fernandes e Paulo Leminski. Para quem gosta de poesia, vale muito a pena conhecer essa produção literária tão antiga e ao mesmo tempo tão contemporânea. Recomendo.

Nota: ⭐⭐⭐⭐


Comentários