Letters to Cleo

Quem não se lembra do filme 10 things I hate about you (10 coisas que eu odeio em você)? Para mim, um dos melhores filmes de comédia romântica do início dos anos 90. Pois então, foi justamente nessa época, na cidade de Boston, Massachusetts, EUA, que surgiu a banda Letters to Cleo. A banda era formada por Michael Eisenstein, Kay Hanley, Stacy Jones, Greg McKenna, Scott Riebling e Tom Polce. Inicialmente, a banda tocava músicas ao estilo Ska, mas para a felicidade dos fãs de rock, ainda no início da carreira, a banda mudou sua vertente, para algo próximo ao Rock'n Roll, já que não abandonou certas influências do estilo anterior.


O nome da banda surgiu de uma forma bem curiosa, Hanley tinha uma amiga pen pal chamada Cleo, embora escrevesse cartas para essa amiga, as mesmas voltavam todas lacradas, então Kay guardou-as em uma caixa e quando a banda pensava em um nome, por coincidência encontraram a caixa com as tais correspondências e com a seguinte indicação: "cartas para Cleo"... Foi daí que surgiu o nome. Contando com Kay no vocal, com Michael na guitarra, com Greg na guitarra e segunda voz, com Stacy na bateria e Scott no baixo, o grupo começou a se apresentar, entretanto, a caminhada até o lançamento do primeiro CD foi demorada... A banda só conseguiu lançar seu primeiro álbum em 1993, o Aurora Alice Glory, pela CherryDisc.

 Clique na imagem para ver o vídeo.
 Clique na imagem para ver o vídeo.

No entanto, foi com a participação de duas músicas de seu repertório cover na trilha sonora de 10 things I hate about you, que Letters to Cleo ganhou visibilidade nos EUA (já que eles eram a banda favorita da personagem principal Cat, interpretada por Julia Stiles), "I Want You to Want me" (cover de Cheap Trick) e  "Cruel to be Kind" (cover de Nick Lowe) e da versão original de "Come on", que aparece no filme, mas não entrou na lista da trilha sonora da película.

 Clique na imagem para ver o vídeo.
 Clique na imagem para ver o vídeo.

Em 1997, a banda assinou contrato com outra gravadora, a Giant/Revolution, mas foi nesse mesmo ano que Stacy deixou a banda para fazer parte da Veruca Salt. Em seu lugar, para assumir a bateria entrou Tom Polce. Também foi nesse ano que a banda lançou seu terceiro álbum, o Go! Warner. Atualmente, após o anúncio do fim da banda em 2000, os ex-integrantes seguem carreira solo, sendo a da Kay a mais promissora, conseguindo lançar o álbum Cherry Marmalade (2002), o EP The BabyDoll (2004) e seu trabalho mais recente, Weaponize (2008). Ainda em 2016, houve uma reunião dos integrantes da banda, chegando a gravar o EP Back to Nebraska, lançado no mesmo ano.


Comentários