Uma coisa é certa, não dá para pensar o Rock como um estilo musical isolado, que brotou do nada. Todo movimento, seja ele literário, artístico ou musical, sofre influências até se consolidar e se tornar algo concreto e passar a influenciar outros movimentos.
Clique na imagem para ver o vídeo. |
O Rock sofreu influência do Blues, que por sua vez, se desenvolveu nas lavouras de algodão por meio das músicas entoadas pelos escravos americanos. Foi durante esse período, durante o ano de 1915, que Rosetta Nubin nasceu (Cotton Plant, Arkansas). Seus pais, Willis Atkins e Katie Bell, colhiam algodão e eram muito religiosos. Foi na igreja que Rosetta, conhecida como Sister Rosetta Tharpe, tornou-se uma estrela do Rock, muito antes da palavra Rock ser usada.
Clique na imagem para ver o vídeo. |
Seu estilo era extravagante e ao mesmo tempo peculiar, o que surpreendia as pessoas que não estavam acostumadas a ouvir esse tipo de música. Seu principal single foi "Strange Things Happening Every Day" (lançado em 1944), a primeira música gospel a figurar no top 10 da Billboard. Apesar do sucesso e de conseguir um feito inédito, Rosetta nunca teve seu nome gravado no hall da fama.
O seu estilo e a sua atitude inspiraram personalidades como Elvis Presley, B. B. King, Bob Dylan, Chuck Berry, Etta Jones, Johnny Cash, Little Richard, dentre outros. Vale salientar também que Robert Plant, vocalista do Led Zeppelin, juntamente com Alison Krauss, gravou uma música em homenagem a Rosetta, intitulada "Sister Rosetta goes before us", lançada em 2007. Uma homenagem super válida para a mulher que deu o pontapé inicial para que o Rock 'n' roll viesse a se tornar o que ele é hoje.
Comentários
Postar um comentário