Randy California (1951-1997)

Randy California iniciou sua jornada musical entre Beverly Hills e West Hollywood. Será que ele sentia que era por aí o caminho certo? Filho de Robert Wolfe, um bem sucedido homem de negócios, e de Bernice Pearl, uma cantora de Folk, Randy teve aulas de violão com a mãe com apenas 5 anos.

Um tio de Randy, Ed Pearl, irmão de sua mãe, fundou um respeitado clube noturno, o Ash Grove. Ali, além da cerveja e da camaradagem, Randy poderia aprimorar seus licks (ensinados pela mãe) e conviver com grandes lendas do Folk, do jazz e do Blues, como John Lee Hooker e Mississipi John Hurt.



Randy formou sua primeira banda em 1967, juntamente com seu padrasto, Ed Cassidy. A diferença de idade entre eles e a amigável e sólida convivência ajudou a manter duradoura a carreira da banda Spirit. No ano seguinte, em 22 de janeiro, um dos hits da banda permaneceria oito meses nas paradas de sucesso.

Em 1968, o Spirit queria mostrar um som mais pesado e cru e seguindo essa vibração surgia o hit "The Family that Plays Together" (A família que toca junta, em tradução livre). O terceiro álbum da banda, Clear (1969), agradou em cheio no gosto dos fãs, porém a pegada jazz somada aos instrumentais não agradou aos integrantes da banda... (vai entender, né?) que insatisfeitos lançaram o quarto álbum, o Twelve Dreams of Dr. Sardonicus. Esse disco mescla psicodelia com ficção científica, suas composições são certeiras e inventivas, mas o álbum foi super criticado numa resenha da Rolling Stones, o que bastou para que as vendas caíssem por água abaixo.

 Clique na imagem para ver o vídeo.
Clique na imagem para ver o vídeo.

Foi em meados de 1969-1970 que Randy resolveu seguir carreira solo. Da sua época solo, lançou o essencial Kapt. Kopter and the (Fabulous) Twirly Birds (1972), que demonstrava forte semelhança com o Experience de Hendrix, Mitchel e Redding. Apesar da carreira solo, a ligação de Randy com o Spirit era tão forte que, em 1976, ele retorna à banda e junto com a antiga formação, lançam o memorável (e talvez o melhor trabalho da banda) disco duplo Spirit of 76.

Superada a fase depressiva, que lhe rendera uma tentativa de suicídio, Randy curtia o bom momento da banda e aproveitava para se divertir com seu filho de 12 anos, Quinn. Mas em 1997, a triste notícia foi anunciada: Randy estava desaparecido. Enquanto surfava com Quinn no mar do Havaí, Randy foi tragado com o filho para o fundo. California conseguiu salvar o filho, porém seu corpo nunca foi encontrado, ele tinha apenas 46 anos.

O Spirit influenciou muitas outras bandas, a mais conhecida delas, foi o Led Zeppelin. "Jimmy Page incluiu no repertório do Led (naqueles famosos medleys que encerravam os concertos do grupo) trechos de Fresh Garbage, canção do primeiro álbum do Spirit." (Trecho retirado de Roadie Crew, nº 140, set/2010).

Comentários