Noel Redding (1945-2003)

Quando se fala da banda Experience, se esquece por um instante do baterista Mitch Mitchel e do baixista Noel Redding, para louvar a eletrizante guitarra do canhoto Jimi Hendrix. O que é indiscutível, Hendrix é uma lenda! Mas hoje, não iremos mencionar a maestria do Hendrix, iremos apenas falar do Redding.



Nascido David Noel Redding, em 25 de dezembro de 1945, em Folkstone (Inglaterra), Redding viria a se tornar um dos maiores baixistas de todos os tempos.
[...] aos 9 anos já tocava violino, aprendendo logo em seguida bandolim e, finalmente, guitarra. Quando completou 17 anos, Noel decidiu que se tornaria músico profissional e a partir de então, sempre atuando como guitarrista, passou por diversas bandas, como The Strangers, The Modern Jazz Group, The Lonely Ones e Burnettes, que mudou seu nome para The Loving Kind e lançou três singles no ano de 1966. Porém, mesmo com bastante trabalho, a situação financeira de Noel andava de mal a pior e ele chegou a cogitar a possibilidade de abandonar a carreira. Foi Chas Chandler, baixista do Animals (...) que viu o potencial de Redding e perguntou se ele sabia tocar contrabaixo. "Não, mas posso aprender", foi a resposta. Foi marcado um teste (...) Depois do ensaio, foi todo mundo ao pub, depois de algumas cervejas, veio o convite para que ele entrasse na banda." (Trecho retirado de Roadie Crew, nº 142, nov/2010).
Depois disso, em 1966, surgia a banda Experience, formada pelo trio: Hendrix, Redding e Mitchel. No mesmo mês de estreia da banda, o álbum Are You Experienced?, que seria lançado no ano seguinte, foi antecipado pelo single "Hey Joe", que entrou para a lista das 10 melhores no Top Ten britânico. O álbum que viria a sair em maio de 1967 só não alcançou o topo das paradas, porque no mesmo ano, o célebre álbum dos BeatlesSgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, foi lançado.

A carreira da banda decolou. Mas insatisfeito com os rumos do trio, Redding resolveu criar a sua própria banda, a Fat Mattress e insistia para que ela abrisse os shows do Experience. Porém, os três ainda mantinham relações cordiais e consultavam uns aos outros sobre assuntos da banda, entretanto, a gota d'água que fez com que Redding abandonasse definitivamente os companheiros, foi quando Hendrix por conta própria resolveu ampliar a banda.

 Clique na imagem para ver o vídeo.
Clique na imagem para ver o vídeo.

Posteriormente, Mitchel assumiria seu posto de baterista novamente, mas o sucesso que a ampliação de Hendrix tinha feito no encerramento do Festival de Woodstock deixaria Redding bastante ressentido e magoado com o antigo companheiro. Noel ainda tocaria em mais duas bandas, mas nada que se comparasse ao sucesso que Jimi e Mitchel fizeram juntos.

Com o declínio de sua carreira, Redding começou a beber. E além da falta de popularidade, se viu obrigado a conseguir dinheiro para tentar minimizar a crise financeira que vinha enfrentando. Redding vendeu os direitos de suas músicas e o baixo que usara quando tocava no Experience.

Em 11 de maio de 2003, Redding foi encontrado morto em sua casa, em Clonakilty (Irlanda) para onde se mudara desde 1972. Segundo resultado da autópsia, Redding morrera de "choque hemorrágico decorrente de cirrose". Com a morte de Hendrix aos 27 anos, a de Redding em 2003 e a de Mitchel em 2008, a Experience foi a primeira banda da história a ter todos os seus integrantes falecidos.

Comentários