Amor & Gelato - Jenna Evans Welch

Essa é uma daquelas histórias que, sem nenhuma explicação aparente, você acaba lendo. Acho que eu estava passando por um momento em que eu precisava ler um romance leve e divertido. No entanto, apesar de eu ter gostado de algumas coisas e de ter lido o livro numa sentada, preciso deixar avisado que a protagonista é uma garota bem irritante. Mas vale a pena ler? Vem que eu te conto!


Título Original: Love & Gelato
Autora: Jenna Evans Welch
Tradução: Joana Faro
Gênero: Young Adult
Editora: Intrínseca
Páginas: 320 p.
Ano de Publicação: 2017

Após a morte prematura de sua mãe, Lina se vê obrigada a cumprir a promessa que fez a ela: ir morar na Itália. O que Lina não imagina é que ela terá que conviver com um pai que ela sequer conheceu ou ouviu falar na vida. Ao chegar na Itália, Lina descobre que terá que morar num cemitério memorial de soldados americanos da Segunda Guerra Mundial e com um cara esquisitão de 1,95m. Apesar das belezas arquitetônicas e gastronômicas da Toscana, ela prefere ir embora o mais rápido possível e planeja maneiras de fugir com a sua melhor amiga, Addie. Entretanto, quando a amiga de sua mãe, Sonia, lhe entrega um misterioso diário de quando Hadley, sua mãe, morou na Itália, Lina terá uma grande reviravolta em sua vida. Quer dizer, mais uma.


Carolina Emerson, ou simplesmente, Lina, é uma jovem de 17 anos que tem a sua vida mudada após a morte da mãe. Toda a história é narrada em primeira pessoa pela própria Lina, que vai, com "bom humor" e ironia, nos apresentando todas as suas expectativas e angústias diante dessa nova realidade. A priori, ela resiste muito em aceitar morar na Itália. Depois de morar toda a sua vida nos Estados Unidos, ela tem muita dificuldade para se acostumar com algumas coisas. Entretanto, como todo romance que se passa na Itália, Lina irá vivenciar momentos de alegria e muitos momentos de tristeza e decepção.
"Enquanto me lavava, tive um vislumbre de mim mesma no espelho e soltei um gemido. Eu parecia alguém que foi arrastada por três fusos horários. O que, para ser sincera, tinha de fato acontecido. Além das olheiras, minha pele, em geral bronzeada, estava pálida e amarelada. Meu cabelo enfim tinha conseguido desafiar as leis da física. Molhei as mãos e tentei domar os cachos, mas isso só serviu para deixá-los ainda mais desgrenhados. Acabei desistindo. E daí que eu estava parecendo um porco-espinho que tinha acabado de tomar Red Bull? Pais devem aceitar os filhos como eles são, não é?"
Como esse livro meio que caiu de paraquedas na minha frente, eu não esperava muito dessa história, para falar a verdade. Mas fui pega de surpresa, porque eu simplesmente devorei o livro em uma única tarde, já que a leitura é bem fluida e, às vezes, engraçada e divertida. Jenna Evans tenta dosar drama e bom humor em falas rápidas e inteligentes, porém, o que deveria ser uma personagem cativante e interessante, não é muito o que acontece aqui. Lina é, em alguns momentos, uma chata de galochas, entretanto, temos Lorenzo, que é um personagem fofo e carismático. Além disso, o livro não deixa a desejar quando se refere aos pontos turísticos mais famosos da região da Florença. Vale salientar que a autora passou parte da sua adolescência morando em Florença, logo, percebemos uma descrição muito viva das piazzas e do Duomo dentre outros lugares da cidade.


Se você curte leituras que unem duas das melhores coisas da vida: viagens e comida, vale a pena conferir essa história, mas se você estiver esperando um romance fofo ou algo do tipo, talvez não encontre. Eu vi o livro mais como algo sobre Lina e os seus dilemas para conhecer seu verdadeiro pai, os percalços para ser aceita no grupo de amigos que está prestes a conhecer, descobrir por quem está apaixonada de verdade e avaliar se tudo vale a pena, e vemos também como, aos poucos, ela vai percebendo a imensidão das coisas e das "verdades" que descobre e das que toma consciência. Será que ela ainda terá vontade de voltar para Seattle? Se você não estiver esperando muito da história, sobretudo, de como a Lina pode ser cansativa e irritante, o livro traz uma mensagem interessante sobre recomeço(s) e amadurecimento. Recomendo, porém, com ressalvas.

Nota: ⭐⭐⭐

Comentários