Orange (2012)

Uma das histórias que mais rendeu pano para as mangas em 2015-2016. Além do mangá, a série ganhou diversas adaptações, tanto em anime, animação e live-action. E não para por aí, já foi anunciado que a animação ganhará uma versão em mangá da própria autora... Orange veio com tudo e mesmo sendo uma história sobre arrependimentos, não podemos ignorar que isso é apenas a ponta do iceberg. Sei que estou um pouquinho atrasada nessa postagem, mas fazer o quê, né? -risos... [Pode conter spoiler]


Título Original: オレンジ (Orenji/ Orange)
Roteiro/ Arte: Takano Ichigo
Gênero: Drama, Mistério, Romance, School Life, Shoujo, Sobrenatural
Mangá: 5 volumes (2012)/ Licenciado pela JBC (2015) 
Anime: 13 episódios (2016)
Live-Action: J-Movie (2015)

No seu aniversário de 16 anos, Takamiya Naho recebe uma carta estranha, cujo remetente era ela mesma, dez anos no futuro. No início, ela acha que é uma brincadeira, entretanto, descobre rapidamente que os acontecimentos descritos na carta realmente acontecem da forma como foram descritos. Tudo se torna ainda mais claro, quando chega um novo aluno na sua turma, Naruse Kakeru. Na carta, a Takamiya do futuro narra com perfeição tudo que iria acontecer. O único pedido da Naho do futuro é que protegesse o Kakeru, pois somente ela seria capaz de ajudá-lo a continuar vivo.

Orange não é um shoujo igual aos outros. Apesar de ser um shoujo escolar com todas as características de school life e de romance, o buraco é muito mais embaixo. Orange é uma história sobre arrependimentos e aprendizados dolorosos. Kakeru é um jovem que sofre de depressão por causa da morte de sua mãe. Ele não sente ânimo e, embora pareça que ele está bem e se "enturmando", é óbvio que ele não consegue superar o trauma.



Orange discute um assunto extremamente delicado até hoje: a depressão. Muitos pensam e acreditam piamente que quem sofre de depressão obrigatoriamente vive trancafiado dentro de um quarto escuro sem sair da cama para nada, mas isso não é necessariamente verdade, pois existem vários graus de depressão, inclusive, os casos de suicídio surpreendem mais porque muitas vezes achamos que aquela pessoa estava tão bem, que não entendemos por que ela faria algo assim. Kakeru se encaixa nesse perfil. Aparentemente, ninguém suspeita de que ele se sente tão mal a ponto de ter pensamentos suicidas.

Mas uma nova chance pode mudar tudo isso. No seu aniversário de 16 anos, Naho recebe uma carta dela mesma 10 anos no futuro. Nessa carta, a Naho do futuro descreve tudo o que vai acontecer naquele dia. Obviamente, Naho pensa que aquilo era uma brincadeira, afinal, quem acreditaria que receberia uma carta sua do futuro? Tanto que Naho ignora a carta, até que fica assombrada quando os fatos começam a acontecer conforme o que estava escrito. Instintivamente, Naho guarda o fato de ter recebido essa carta. Mas na minha opinião, tudo se resolveria mais rápido e de forma mais eficiente se ela contasse para os amigos sobre a missiva.



Entretanto, o que não percebemos é que todos de alguma forma vão ajudando Kakeru, como se todos já soubessem o que iria acontecer. Vale salientar também que Orange despertou diversas teorias, inclusive uma delas diz que esse momento no passado nunca aconteceu. Que todos estavam tão arrependidos diante da "máquina do tempo" que apenas desejavam que Kakeru estivesse ali. Gente, eu li essa teoria e fiquei pensando nisso, inclusive reli o mangá para ter certeza de que essa possibilidade era possível e cheguei à conclusão de que poderia mesmo ser! Será que a Takano Ichigo teria deixado essa brecha para nós?

Na minha humilde opinião, Orange foi um dos mangás mais incríveis que li no ano passado. Emocionei-me pacas. Chorei sim, admito! Mas também, eu sou uma maria chorona, choro por qualquer coisa. Sou um poço sem fundo de lágrimas - risos. Entretanto, o que me fez gostar tanto de Orange foi o fato de ele trazer um assunto extremamente delicado de forma simples e sensível. Não há julgamento de valor, no entanto, percebemos que existe um grande pesar nos personagens do futuro, já que a história começa com todos eles 10 anos a frente. O interessante é que fica o questionamento, você faria tudo diferente se pudesse voltar no tempo? E se fosse para salvar a vida de uma pessoa, será que você conseguiria evitar o pior ou o destino é de fato inexorável e implacável? Fiquem com essa dúvida... Até a próxima!!

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

Comentários