A Turma de Juliette (2016)

E para quem não sabe, está rolando o My French Film Festival!! O Festival online está oferecendo 29 filmes gratuitos para toda a América Latina poder assistir, desde curtas a longas metragens. E mais, o festival vai durar até o dia 13 de fevereiro, então aproveita essa oportunidade e corre lá para ver. Clique aqui para se cadastrar. Dessa forma, estou aproveitando meu cadastro para ver quantos filmes eu conseguir e aproveito a deixa para deixar sugestões de filmes para vocês.


Título Original: La Bande à Juliette
Direção/ Roteiro: Aurélien Peyre
País: França
Gênero: Comédia Dramática
Duração: 48 min
Ano de Lançamento: 2016

Maglone (Faustine Levin) e Juliette (Pauline Acquart) têm dezenove anos e são amigas de longa data. Depois de concluírem o ensino médio, Juliette decide estudar artes visuais. Na faculdade ela conhece novas pessoas e faz novos amigos. Assim sendo, nas férias da universidade, ela convida os novos colegas a passarem um fim de semana na casa de férias da sua família na Normandia, onde ela irá apresentá-los a Maglone.

Juliette e eu nos conhecemos desde a sexta série. Eu não conheço sua turma de amigos, mas qualquer amigo dela é amigo meu.

Percebe-se ao longo do filme, que apesar de serem amigas de longa data, existe um certo revanchismo entre Maglone e Juliette. De certa forma, Maglone se sente um pouco escanteada pela amiga, por esta dar mais atenção aos novos amigos. No entanto, a situação passa a tomar proporções mais complexas quando Maglone diz a Juliette que Vincent (Aurélien Vacher) tentou se aproveitar dela enquanto ela estava bêbada.



No início, Juliette resolve tirar satisfações com Vincent, mas isso acaba gerando uma situação ainda mais complicada. Sentindo-se não só escanteada como também desmoralizada, Maglone acaba se isolando de todos, até que Antonella (Fanny Lamblin) lhe diz palavras de conforto. A meu ver, o objetivo do filme é tentar explorar como relações entre amigos podem ser frágeis e como tentar parecer cool e interessante para o seu grupo de amigos, pode fazer com que uma pessoa ignore ou cometa injustiças, apenas para continuar no mesmo espaço.

O reflexo dessas relações ganha contornos mais frágeis quando eles decidem jogar em duas equipes, nas quais, Maglone e Vincent são oponentes. Esse torneio simbólico mostra exatamente o que acontece com vítimas de abuso, por exemplo. Quando Maglone consegue roubar o tesouro da equipe adversária, Vincent consegue alcançá-la e arranca o tesouro de suas mãos, escarnecendo e humilhando Maglone, que passa a ser vista como perdedora. No entanto, a reviravolta que acontece no desdobrar dessa cena, enfatiza que a vítima pode encontrar forças onde ela menos espera. Embora seja um curta, a história consegue ser bem sucedida. E a mensagem que o filme tenta passar também. Recomendo.

Nota: ⭐⭐⭐

Comentários