A Rainha dos Doces - Sarah Addison Allen

Sabe quando você lê aquelas histórias em que elementos irreais compõem a narrativa sem que você perceba que isso é irreal? Então, isso é o que a gente chama de literatura fantástica. Coisa que Sarah Addison Allen faz muito bem em suas histórias e não seria diferente em A Rainha dos Doces, que apesar de ter um título não tão atrativo, esconde uma das histórias mais legais que li esse ano.


Título Original: The Sugar Queen
Autora: Sarah Addison Allen
Tradução: Cláudia Costa Guimarães
Gênero: Literatura Fanstástica, Romance
Editora: Reader's Digest
Páginas: 126 p.
Ano de Publicação: 2009

Josey Cirrini é uma jovem de 27 anos que mora com a mãe. Entretanto, por alguma razão, ela acredita que precisa fazer tudo o que a mãe quer como uma forma de punição por todas as coisas ruins que ela fez quando criança. Mas tudo começa a mudar quando, misteriosamente, Della Lee passa a dormir no seu closet, enquanto se esconde do namorado agressivo. Já, em outro canto da cidade, temos Chloe Finley tentando lidar com a traição do namorado, Jack. No entanto, tudo toma outros rumos quando a vida dessas três mulheres que nunca se viram antes, por uma força incontrolável do destino, aparece interligada por erros e segredos do passado.

Nessa história, todos os personagens escondem/guardam algum segredo. Ninguém é inocente. Todos têm algo para esconder, para guardar para si. Josey esconde em seu closet uma dispensa repleta de doces e de seus sonhos e anseios de viajar para outros lugares. Quando Della Lee se abanca em seu quarto, seu pequeno segredo é descoberto, mas Della Lee não parece interessada em espalhar tal assunto pela vizinhança. Curiosamente, Della Lee não parece querer ir embora do closet. Josey tenta não se envolver na história, mas acaba invadindo a antiga casa de Della Lee e recuperando os pertences da sua hóspede, despertando a raiva do namorado agressivo, Julian.

Um homem irresistível, atraente e sedutor, porém rancoroso e violento. Josey consegue se livrar do encanto de Julian, mas acaba com isso descobrindo que a imagem impecável que tinha de seu pai, Marco Cirrini, era apenas uma ilusão. Magoada com essa descoberta, ela tenta obrigar Della Lee a ir embora, mas esta se recusa. E apenas incentiva que Josey compre sanduíches de queijo e tomate na lanchonete de Chloe para ela comer. O que deixa Josey irritada, pois Della Lee nunca come o sanduíche.



Esses pequenos envolvimentos de Josey com Della Lee e Chloe mudam completamente a rotina morgada da jovem. Apenas vista como a sombra de sua mãe, Margaret, Josey começa a dar pequenas escapulidas e a viver coisas que nunca antes pensou em experimentar. Uma delas é o amor. Josey é apaixonada há três anos pelo seu carteiro, Adam. Ela acredita que ele guarda um terrível segredo, embora nunca tenham sequer trocado três palavras. Percebemos ao longo da narrativa, uma rotina extremamente simples na qual vemos despontar uma personagem solitária, solteirona e infeliz.

"Ao acordar, Josey deu com plumas de gelo salpicadas na vidraça de sua janela e sorriu. Finalmente fazia frio o bastante para usar casacos longos e meias-calças. Fazia frio o bastante para cachecóis e blusas em camadas, usadas como camuflagem. Fazia frio o bastante para o cardigã vermelho da sorte, que ela jurava possuir um poder especial. Amava aquela época do ano. O verão era enfadonho, com seus vestidos leves nos quais fingia sentir-se confortável enquanto, em segredo, estava certa de que mais parecia um pão de forma usando cinto. O frio era um alívio tão grande!"

As dimensões que a vida de Josey, Chloe, Adam e Jack vão tomando ao longo da história são muito interessantes. De uma vida simples e pacata, embora sem muitas reviravoltas, percebemos que as coisas nunca mais serão como antes: todos os personagens de alguma maneira cometem sua própria transgressão. Como num toque de mágica, as coisas mudam e nunca mais nenhum deles poderá voltar ao que era antes. Assim como na vida real, depois que evoluímos, dificilmente queremos retornar ao ponto de partida. Della Lee surge como o estopim para que Josey comece a sua pequena revolução. Uma história envolvente e mágica. Super recomendo.

Nota: ⭐⭐⭐⭐

Comentários