As 4 Aventuras de Reinette e Mirabelle (1987)

Duas pessoas totalmente diferentes que acabam se tornando grandes amigas. Duas linhas horizontais que de alguma forma se complementam. Essas são Reinette e Mirabelle, duas jovens garotas que vivem em universos super distintos, mas que conseguem se dar muito bem juntas. 


Título Original: 4 Aventures de Reinette et Mirabelle
Direção/ Roteiro: Éric Rohmer
País de Origem: França
Gênero: Comédia, Drama, Romance
Duração: 95 min
Ano de Lançamento: 1987

O filme conta a história de Reinette (Joëlle Miquel) e Mirabelle (Jessica Forde). As duas se conhecem quando Mirabelle vai passar as férias no campo e acaba tendo problemas com a sua bicicleta. Quem a ajuda é Reinette, que extremamente prestativa não só conserta o pneu da bicicleta como convida a visitante para almoçar com ela. Mirabelle aceita e a partir daí as duas começam a perceber que possuem grande afinidade.



À medida que vão ficando próximas, elas vão descobrindo os gostos de cada uma. E sendo assim, Reinette diz que seu sonho é estudar belas artes na cidade grande. Mirabelle fica animada com isso e convida a amiga para dividir o apartamento com ela. Elas dividiriam a casa e o aluguel e tudo seria super divertido. Entretanto, quando as duas passam a viver juntas, descobrem que os seus temperamentos podem ser um grande problema para elas.



O filme é dividido em quatro pequenos episódios que narram as aventuras de Reinette e Mirabelle. Nesses minicontos, os valores morais de Mirabelle e Reinette são confrontados e mesmo com grandes diferenças em suas visões de mundo, as duas ainda conseguem contornar a situação. A cena do furto no mercado é uma das melhores cenas do filme todo, pois enfatiza o quão diferentes são as duas personagens, entretanto, elas conseguem conviver bem juntas.



O filme traz com bom humor e criticidade visões de mundo bem diferentes. Reinette é honesta, acredita que tudo deve ser preto no branco, sem mentiras nem falsidades, isso se confirma no episódio do garçom. Mirabelle é mais preguiçosa, pessimista e algumas de suas atitudes são questionáveis. Entretanto, as duas vão aprendendo uma com a outra a entender a personalidade de cada uma e, por que não a aprender lições juntas? Achei super interessante a vivência das duas, ainda mais quando são contrapostas e comparadas as suas concepções de vida, os detalhes, as percepções, as atitudes, pensamentos e princípios. Um filme muito interessante. Divertido, engraçado e com aquela pitada do típico humor francês. Recomendo.

Nota: ⭐⭐⭐⭐

Comentários